Greve do Ibama pode deixar parques do estado fechados


A greve dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade pode provocar o fechamento de parques no Paraná.

De acordo com Thaís Fernandes, membro da Asibamapar e do Comando de Greve estadual, alguns parques nacionais já estão fechados ao público no Brasil. Com relação ao Paraná, onde estão localizados os parques Iguaçu, Superagui, Saint Hilaire/Lange e Ilha Grande, ainda não havia confirmação se os locais vão deixar de receber visitantes durante a paralisação. A informação era de que apenas a Reserva Biológica de Palmas, que é destinada à pesquisas e não recebe visitação, está fechada.

Ainda não havia números consolidados com relação à quantidade de servidores que aderiram à paralisação, mas de acordo com estimativas da Associação dos Servidores do Ibama no Paraná (Asibamapar), pelo menos 65% do total dos colaboradores estariam parados.

A greve começou no último dia 7, no Distrito Federal, e teve a adesão do Paraná na terça-feira (13). Serviços como combate ao desmatamento e atendimento a acidentes ambientais continuavam funcionando. A principal motivação do movimento foi a paralisação das negociações sobre a restruturação da carreira de especialista em meio ambiente.

Fonte: Jornal de Londrina