Cito culpa ex-secretário de Defesa Social de Londrina por irregularidades na Guarda


O ex-secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, será chamado para depor pela segunda vez, na próxima sexta-feira (1º), às 9h, na Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura supostas irregularidades no contrato de treinamento da Guarda Municipal.

Ele volta a ser ouvido depois de o secretário municipal de Gestão Pública, Marco Cito, ter o responsabilizado pelas falhas ocorridas na execução do contrato e pelo pagamento das aulas de tiro que não foram ministradas.

Cito foi ouvido nesta sexta-feira (25) e levantou algumas dúvidas sobre a responsabilidade na gestão do contrato com a empresa Delmondes & Dias. "Não podemos revelar quais são as dúvidas até para não prepararmos o próximo depoente. Vamos ouvir o ex-secretário Zanlorenci e acreditamos que este será o último depoimento antes do relatório conclusivo da CEI", afirmou o presidente da Comissão, vereador JairoTamura (PSB). Ele confirmou que o secretário Marco Cito admitiu o pagamento das aulas de tiro e que este trabalho não foi executado.

Falando à imprensa, o secretário de Gestão Pública Marco Cito atribuiu a Zanlorenci a responsabilidade pela gestão do contrato com empresa Delmondes & Dias e, portanto, pelas falhas ocorridas na sua execução. "Quando a empresa pediu aditivo de 25% e a solicitação foi referendada pelo secretário Zanlorenci, a Gestão Pública questionou os motivos do aditivo. Após muitas idas e vindas nós (da Gestão Pública) negamos o aditivo por falta de informações consistentes. As aulas de tiro foram pagas porque o Zanlorenci afirmou que elas haviam sido ministradas", disse Cito.

Segundo o secretário, o provável acordo para substituir as aulas de tiro pela formação da 5ª turma pode ter sido feito de forma verbal, o que não é permitido no andamento de um contrato público. "Creio que não houve má fé do ex-secretário, mas desconhecimento do funcionamento da máquina pública. Ele tinha conhecimento de todos os fatos ocorridos e por isso foi demitido e a auditoria interna aberta por determinação do prefeito", disse o secretário.

Ainda de acordo com Cito, a prefeitura vai acionar a empresa Delmondes & Dias para que devolva os valores pagos pelas aulas de tiro não ministradas. Em relação ao pagamento pelo treinamento da 5ª turma, o secretário afirmou que a empresa, se quiser receber, terá de procurar a justiça. Ele informou também que está em andamento a negociação de um convênio com a Polícia Militar para que a corporação possa ministrar o curso de tiro para os integrantes da Guarda Municipal.

O depoimento de Marco Cito foi acompanhado também pela relatora da CEI, vereadora Lenir de Assis (PT); pelo Procurador Jurídico da Câmara, Miguel Ângelo Aranega Garcia; pelo Controlador da Câmara, Wagner Vicente Alves; e pela Assessora Legislativa, Rosana Bueno.

Fonte: londrina.odiario.com