Zanlorenci diz que equipe de Marco Cito é que falhou em Londrina


O ex-secretário de Defesa Social do Município, Benjamin Zanlorenci, afirmou nesta sexta-feira (1) à imprensa, que a responsabilidade pela fiscalização e o controle do contrato com a empresa Delmondes & Dias, que ministrou treinamento para a Guarda Municipal, era da Secretaria de Gestão Pública. A declaração foi dada logo após o depoimento à Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Guarda Municipal, na Câmara.

"Quem contratou a Delmondes pela Prefeitura de Londrina foi o Marco Cito e a equipe da Secretaria de Gestão e o contrato deixa claro que era deles a função de acompanhar a empresa. Minha tarefa como secretário era montar e dirigir a equipe da Guarda Municipal e isso foi feito", disse Zanlorenci. Ele compareceu à Câmara Municipal acompanhado do advogado Jefferson Augusto de Paula.

A CEI convocou o ex-secretário para novo depoimento porque na última sexta-feira (25), o secretário de Gestão Pública, Marco Cito, após ser ouvido pela Comissão, afirmou que se algo de irregular aconteceu no contrato de treinamento da Guarda, a responsabilidade cabia ao ex-secretário Zanlorenci. A CEI foi criada para investigar, entre outros aspectos do contrato, o pagamento realizado pela prefeitura à empresa Delmondes & Dias por aulas de tiro que não foram ministradas.

De acordo com Zanlorenci, vários documentos trazidos por ele e entregues  aos vereadores que integram a CEI esclarecem de quem era a responsabilidade pela gestão do contrato com a Delmondes. "Também entreguei aos vereadores cópias de e-mails com determinações que me foram dadas pelo próprio prefeito, como as tarefas do serviço de inteligência", garantiu o ex-secretário. Ele disse que Marco Cito sabia do acordo para trocar as aulas de tiro pelo treinamento de uma 5ª turma da Guarda, e só não fez o aditivo contratual porque não o quis.

O presidente da CEI, vereador Jairo Tamura (PSB), anunciou para segunda-feira (dia 4) uma reunião interna da comissão para avaliar os documentos e dar continuidade ao relatório final que, segundo ele, já foi iniciado pela vereadora Lenir de Assis (PT), relatora da CEI. "O depoimento de Zanlorenci esclareceu dúvidas sobre o desenvolvimento das atividades previstas no contrato com a Delmondes. Ele entregou documentos e prestou um depoimento mais consistente do que o primeiro, já que procurou esclarecer dúvidas que surgiram após as demais oitivas", explicou Tamura.

O depoimento de Zanlorenci hoje pela manhã acompanhado pelo vereador Jairo Tamura ? PSB (presidente da CEI); pela vereadora Lenir de Assis ? PT (relatora), e pelo vereador Tito Valle ? PMDB (membro). Participaram ainda da reunião o procurador Jurídico da Câmara, Miguel Ângelo Aranega Garcia; o controlador da Câmara, Wagner Vicente Alves; e a assessora Legislativa, Rosana Bueno.

Fonte: londrina.odiario.com