Central sindical: Rumo ao 2º Congresso, UGT mobiliza-se em todo País


Avançam os preparativos na União Geral dos Trabalhadores (UGT) rumo ao seu 2º Congresso Nacional marcado para 14, 15 e 16 de julho, em São Paulo. O lema do Congresso é "Crescimento e Luta".

Os preparativos, na frente sindical, estão atualmente na fase de plenárias por Estado. O objetivo dos organizadores é concluir as plenárias estaduais até final de maio.

Congresso
A UGT trabalha com a meta de reunir 3.500 delegados no Congresso, que será no Palácio de Convenções do Anhembi (Zona Norte paulistana), local de fundação da Central há quatro anos.

Esses delegados representarão em torno de 1.500 entidades. Dessas, 900 são Sindicatos reconhecidos.

Os demais representarão Federações, Confederações e outras entidades, inclusive do movimento social.

A União Geral dos Trabalhadores, como se sabe, também busca atuar junto a segmentos populares não-sindicais.

Estrangeiros
São esperadas cerca de 20 delegações. Algumas já estão confirmadas.

Centrais
Todas as centrais sindicais brasileiras serão convidadas.

Políticos
A UGT convidará um amplo espectro de políticos, de diferentes matizes ideológicos. A presidenta Dilma é uma das convidadas para o evento.

Mensagem de Patah aos congressistas
O presidente da UGT, Ricardo Patah, expediu mensagem aos filiados. Abaixo, trechos do texto intitulado "Por mais Justiça Social":

"O 2º Congresso Nacional da UGT vai consolidar a atuação da terceira maior sindical brasileira junto à classe trabalhadora.

A UGT se mobiliza em torno do seu 2º Congresso para fazer avançar sua organização interna e sua mobilização social para ajudar as organizações democráticas a acumular forças a fim de promover revisões constitucionais que só serão bem-sucedidas se respaldadas por um amplo apoio da sociedade.

A partir do 2º Congresso, a UGT sairá renovada e muito mais forte para os processos democráticos que permitem à classe trabalhadora defender suas legítimas demandas a favor do Brasil, que aos poucos construímos e que tem como referência absoluta nossas aspirações por mais justiça social, mais distribuição de renda e, principalmente, de oportunidades para os cidadãos.

Oportunidades que serão aproveitadas por um povo com mais acesso à Educação, à Saúde, ao Bem-Estar Social e, principalmente, a uma visão de mundo que integrará suas qualificações acadêmicas com a vastíssima cultura popular, que nos torna essencialmente brasileiros desde o berço".

Fonte: Agência Sindical