Barbosa depõe nesta quarta-feira no MP em Londrina sobre caso Centronic


O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), vai depor na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público na tarde desta quarta-feira (20). A informação foi confirmada nesta terça-feira (19) pelo promotor Renato de Lima Castro. O Ministério Público (MP) investiga o uso irregular de seguranças contratados pelo município na Rádio Brasil Sul, de propriedade da família do prefeito.

Castro disse que o depoimento deve ocorrer logo no início da tarde. Na última segunda-feira (18), o dono da Centronic esteve no MP para depor sobre o caso, porém, o promotor não quis dar mais detalhes sobre o que foi falado.

No dia 5 de abril, o prefeito procurou, por iniciativa própria, a promotoria para prestar esclarecimentos. No entanto, os promotores Renato de Lima Castro e Leila Voltarelli comentaram que eles tiveram apenas uma conversa informal com Barbosa Neto e que marcariam um novo encontro.

Os promotores apresentaram no dia 1º de abril holerites de dois ex-funcionários da empresa Centronic. Eles eram contratos pela administração pública, mas no período de vigência do contrato estariam prestando serviços à Rádio Brasil Sul.

Reinaldo Aparecido Pereira e Antônio Carlos Soares Alencar trabalhavam como vigias na Rádio em turnos de 12 horas, de junho de 2009 a junho de 2010. Após ter sido dispensado pela Centronic, Alencar entrou com uma ação trabalhista contra a empresa e contra a Brasil Sul.

O fato começou a ser investigado pelo MP no dia 16 de março, quando esta ação trabalhista foi entregue à promotoria através de uma denúncia anônima.

Os promotores também já ouviram dois funcionários do Recursos Humanos (RH) da Centronic que confirmaram que os vigias trabalhavam na Rádio. O advogado da empresa, Elias Mattas Assad, negou suspostas irregularidades nos contratos.

Barbosa Neto declarou em uma entrevista coletiva concedida no dia 1º de abril que esse tipo de acusação seria leviana e disse que se a informação fosse verdadeira, o contrato com a Centronic não teria sido encerrado.

De acordo com o MP, o prefeito é investigado por ato de improbidade administrativa que causa lesão aos cofres públicos de Londrina, que gera enriquecimento eventualmente do prefeito, que é sócio-proprietário da Rádio Brasil Sul, e que viola os princípios da administração pública.

Fonte: londrina.odiario.com