MP de Londrina entra com ação contra Barbosa Neto por improbidade administrativa


O Ministério Publico (MP) de Londrina entrou com uma ação civil nesta terça-feira (3) contra o prefeito Barbosa Neto (PDT) por improbidade administrativa. A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público investiga o susposto uso irregular de seguranças da Centronic, contratados pela Prefeitura de Londrina, e que teriam trabalhado na Rádio Brasil, de propriedade da família do prefeito.

De acordo com o promotor Renato de Lima Castro, não foi pedido o afastamento do prefeito. A ação se baseia nos holerites de ex-funcionários da empresa e uma prova documental apreendida na casa de um gerente da Centronic, Paulo Iora, em 2009, em uma investigação de possível corrupção entre agentes públicos. A denúncia é de que a Centronic pagaria proprina ao ex-secretário municipal de Gestão Pública, o vereador Jacks Dias (PT).

"Era uma carta na manga que tínhamos. Fomos apenas ligando os fatos", comentou o promotor. Os responsáveis pelo caso são os promotores Renato de Lima Castro e Leila Voltarelli.

Neste novo procedimento, os promotores apresentaram no dia 1º de abril holerites de dois ex-funcionários da empresa Centronic. Eles eram contratados pela administração pública, mas no período de vigência do contrato estariam prestando serviços à Rádio Brasil Sul.

Reinaldo Aparecido Pereira e Antônio Carlos Soares Alencar trabalhavam como vigias na Rádio em turnos de 12 horas, de junho de 2009 a junho de 2010. Após ter sido dispensado pela Centronic, Alencar entrou com uma ação trabalhista contra a empresa e contra a Brasil Sul.

O fato começou a ser investigado pelo MP no dia 16 de março, quando esta ação trabalhista foi entregue à promotoria através de uma denúncia anônima.

O advogado da empresa, Elias Mattas Assad, negou suspostas irregularidades nos contratos e chegou a declarar que haveria a possibilidade de falha de um funcionário da empresa em colocar como contratante dos vigias a administração pública do município.

Barbosa Neto declarou em uma entrevista coletiva concedida no dia 1º de abril que esse tipo de acusação seria leviana e disse que se a informação fosse verdadeira, o contrato com a Centronic não teria sido encerrado. Em depoimento, ele também negou as irregularidades. Ele disse que a Centronic tinha um contrato de permuta com a Centronic e que por isso os seguranças estariam trabalhando no local.

De acordo com o MP, o prefeito é investigado por ato de improbidade administrativa que causa lesão aos cofres públicos de Londrina, que gera enriquecimento eventualmente do prefeito, que é sócio-proprietário da Rádio Brasil Sul, e que viola os princípios da administração pública.

Fonte: londrina.odiario.com