Treze vereadores assinam requerimento para CEI no caso Centronic em Londrina


O vereador Joel Garcia (PTN) conseguiu colher 13 assinaturas - dos 19 vereadores de Londrina - para que seja aberta uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar supostas irregularidades no uso de seguranças da empresa Centronic contratados pela Prefeitura de Londrina, mas que teriam trabalhado na Rádio Brasil Sul, de propriedade da família do prefeito Barbosa Neto (PDT).

Durante entrevista coletiva, na última quinta-feira (5), o prefeito Barbosa Neto, ao afirmar que não tem nada de errado nas denúncias apontadas pelo Ministério Público, chegou a desafiar a Câmara Municipal a instaurar uma CEI para investigar os contratos. Ele também anunciou que já ofereceu ao MP a quebra do seu sigilo fiscal e telefônico, para que não fiquem dúvidas.

"Não esperava que fossem tantas assinaturas. Achei que o pessoal estava falando apenas da boca pra fora que concordavam com a investigação", disse Joel Garcia, que um dia foi aliado e hoje está como o maior opositor do prefeito na Câmara Municipal. Assinaram o documento os vereadores Jairo Tamura (PSB), Eloir Valença (PT), Jacks Dias (PT), Rony Alves (PTB), Tito Vale (PMDB), Ivo de Bassi (PTN), José Roque Neto (PTB), Renato Lemes (PRB), Roberto Fu (PDT), Joel Garcia (PTN), Rodrigo Gouvea (PTN) e Lenir de Assis (PT).

Garcia disse que vai aguardar um posicionamento de três vereadores do PSDB, que deverão se pronunciar nesta quarta-feira (11) à tarde. O vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) está de licença e não deve assinar o documento.

Para que a CEI seja aprovada, era necessário a assinatura de sete parlamentares. O pedido será protolocado na Câmara Municipal na sessão desta quinta-feira (12). O documento passará por uma análise do procurador jurídico da casa para verificar a pertinência do requerimento.

O Ministério Público (MP) moveu uma ação civil contra Barbosa Neto na última terça-feira (2). O MP se baseia nos holerites de ex-seguranças da empresa e uma prova documental que foi apreendida na casa de um gerente da Centronic, Paulo Iora, em 2009, numa operação que investigava possível corrupção de agentes públicos.

A denúncia é de que a Centronic pagaria propina ao ex-secretário municipal de Gestão Pública, o atual vereador Jacks Dias (PT).

Fonte: londrina.odiadio.com