Justiça define nesta quarta se afasta Barbosa Neto, em Londrina


A decisão do juiz substituto da 4ª Vara Cível, Mario Azzolini, quanto ao pedido do Ministério Público (MP) de Londrina em relação ao pedido de afastamento do prefeito Barbosa Neto (PDT) deve ser anunciada nesta esta quarta-feira (8). Segundo informações da 4ª Vara Cível, o processo contém 12 volumes e não pode ser analisado na íntegra pelo juiz.

O pedido faz parte de uma ação de improbidade administrativa protocolada nesta terça-feira (7) pelo MP. A ação é resultado da Operação Antissepsia, deflagrada pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Foram indiciadas 15 pessoas suspeitas de envolvimento no esquema de desvios de recursos da saúde pública. A operação investigava irregularidades nas contratações do Instituto Gálatas, uso de notas frias e pagamento de propina a agentes públicos.

O MP apontou que o prefeito Barbosa Neto, sua esposa Ana Laura Lino, teriam negociado com o presidente do Instituto Atlântico, Bruno Valverde, o publicitário Ruy Nogueira e seu sócio Ramirez o valor de R$ 300 para a efetiva contratação da oscip. Nogueira chegou a entrar com uma ação com o instituto para a restituição do valor, uma vez que ele não foi pago.

A investigação também acusou o secretário municipal da Fazenda, Fábio Góes, que teria intermediado o pagamento de R$ 20 mil à primeira-dama, sob ordens do próprio prefeito.

Em entrevista coletiva à imprensa, Barbosa Neto negou que ele ou sua esposa tivessem participação no esquema de desvio de verbas da saúde. Ele disse que o envolvimento de seu nome na investigação da Operação Antissepsia era fruto de disputas políticas.

Na Câmara

O vereador Joel Garcia (PTN) deve protocolar na Câmara Municipal de Londrina até quinta-feira (9) um pedido de Comissão Processante (CP) contra o prefeito Barbosa Neto (PDT). Garcia informou nesta terça-feira (7) que vai se embasar nos últimos fatos denunciados pelo Gaeco e MP de Londrina.

A Câmara Municipal já instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) justamente para investigar os desvios de verbas da saúde. No entanto, a CP tem único objetivo de verificar se o agente político é passível ou não de cassação de mandato.

Joel Garcia já foi um forte aliado do prefeito Barbosa Neto na Câmara Municipal. No entanto, troca de denúncias que chegou a provocar o afastamento do vereador do legislativo, fez com que ele se tornasse um dos políticos mais combativos ao prefeito.

Fonte: londrina.odiario.com