Servidores municipais lotam a Câmara Municipal de Londrina e exigem reposição salarial


Os servidores municipais, juntamente com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindiserv), Marcelo Urbaneja, lotaram na tarde desta terça-feira (14) as galerias da Câmara Municipal. Eles foram solicitar a não discussão e evitar que entre em regime de urgência os projetos de lei do executivo municipal 226 e 227/2011, que tratam de reajuste salarial para cargos comissionados.

Os trabalhos do legislativo foram suspensos por 20 minutos para ouvir Marcelo Urbaneja, representando toda a categoria, e a servidora municipal Jandira Batista, que representava os comissionados. No entanto, apenas Urbaneja foi ouvido, pois no pronunciamento de Jandira a manifestação dos servidores a impediram se justificar os motivos desses projetos de lei.

Antes dos pronunciamentos, o vereador Roberto Fú (PDT), que é governista, afirmou a todos que os projetos de lei do executivo municipal não vão entrar em pauta nessa sessão em regime de urgência. No entanto, houve a confirmação que os dois documentos serão distribuídos aos vereadores na sessão de quinta-feira (16), quando começam a ser apreciado para votação.

Marcelo Urbaneja, em seu pronunciamento, disse que estava lá para mostrar a força que os servidores municipais possuem e que estão unidos para que os vereadores possam debater, não apenas a correção salarial de uma categoria da prefeitura, mas de todos os servidores municipais. Reclamou que souberam pela imprensa desses dois projetos de lei do município que beneficia um grupo pequeno de servidores com nível superior.

"Hoje não discutiremos o projeto 226 e 227, que está recheado de irregularidades. Cálculos de R$ 9 milhões em um e R$ 2 milhões em outro. O que queremos deixar bem claro é esse compromisso com os vereadores de não colocar esse projeto em pauta, à revelia, do jeito que se coloca em regime de urgência", afirmou.

O presidente do Sindiserv disse que não é contra gratificação a servidores. "Mas que não se tire de muitos para dar a poucos. A cidade está pegando fogo. Tem gente morrendo e algumas pessoas estão preocupadas com a própria vida. Temos que buscar a resposição das perdas salariais, que vai contemplar a todos, até mesmo quem está buscando aumento por esses projetos de lei", ressalto, comentando que depois é que será estudado PCCS e gratificações.

Ainda com as galerias lotadas, diversos vereadores fizeram discursos calorosos em favor dos servidores municipais.

Fonte: londrina.odiario.com