Londrina vai recolher da rede municipal livro tido como racista


A Prefeitura de Londrina (PR) vai recolher 13.500 livros didáticos da rede municipal de ensino, por recomendação do Ministério Público do Paraná, por terem conteúdo considerado racista.

Os problemas foram apontados por pesquisadores da UEL (Universidade de Londrina) e pelo movimento negro, após reclamações de professores das escolas.

A coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da UEL, Rosane Borges, diz que os livros da coleção "Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena" (editora Ética) contêm expressões preconceituosas e são "historicamente incorretos", além de terem erros de português.

Borges cita o exemplo do desenho que mostra um menino branco fazendo xixi em um garoto negro, reproduzida em uma das publicações. Segundo ela, o texto complementar não permite reflexão sobre a imagem.

O presidente do comitê do Fórum das Entidades Negras de Londrina, Edmundo Novais, que analisou o material, também aponta outros erros que considera "graves".

Um deles é colocar a foto de presidente dos EUA, Barack Obama, que é negro, em um contexto que "dá a entender que ele é afro-brasileiro". Em outro trecho, o material cita a África como um país, e não como continente.

Novais também questiona o fato de o movimento negro ser definido como "de cunho racista" no material e de boa parte da bibliografia vir de fontes da internet.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal de Educação de Londrina diz que desconhecia erros nos livros didáticos e que vai averiguar se houve problemas na compra, feita para atender a uma lei de 2003 que determina o ensino de história e cultura afro-brasileira.

O material vai ser recolhido das escolas.

O diretor-comercial da editora Ética, Ângelo Carvalho, nega problemas no material. Segundo ele, a imagem do menino branco urinando está em um contexto de "repugnação" e o material foi aprovado em municípios de até 16 Estados.

Fonte: Folha Online