MP investiga contratos emergenciais de limpeza pública em Londrina


Promotor afirmou que o objetivo é apurar se não está ocorrendo favorecimento de empresas e o município está contratando o serviço com menor valor

A Defensoria do Patrimônio Público do Ministério Público de Londrina encaminhou, na segunda-feira (11), uma requisição para que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) encaminhe todas as informações referentes aos contratos emergenciais de limpeza pública dos anos de 2009 a 2011. O pedido faz parte de um processo de investigação aberto pelo MP. A CMTU tem dez dias para encaminhar a documentação.

Segundo o promotor Renato de Lima Castro, o motivo da investigação é apurar se a companhia está respeitando a Lei de Licitações. “Queremos saber se as dispensas são compatíveis com a lei. Se resguardam o princípio de igualdade de concorrência e se está sendo obtida a proposta mais vantajosa para a administração pública”, afirmou.

Castro disse que solicitou urgência para o encaminhamento do pedido, mas o presidente da CMTU, André Nadai, “não tem colaborado com as investigações”. “Depois que as investigações ficaram mais acirradas, sintomaticamente o presidente da CMTU espera escoar todo o período determinado pela Justiça, antes as informações eram encaminhadas em dois dias. Acredito que quem não tem problemas deveria ajudar nas investigações”, ressaltou.

Em entrevista por telefone ao JL nesta tarde, o presidente da CMTU, André Nadai, negou que esteja dificultando as investigações. “Quero saber que documento está sendo demorado para enviar. Sempre respeitamos os prazos”, garantiu. Sobre uma nova investigação envolvendo a CMTU, Nadai comentou que é direito do MP investigar. “Tenho total tranquilidade. Todos os contratos foram feitos sempre na legalidade”, afirmou.

Fonte: Jornal de Londrina