Entidades sociais realizam novo protesto contra corrupção na saúde


Grupos de entidades ligadas ao Centro de Direitos Humanos (CDH) de Londrina estão se organizando para realizar, neste sábado (16), no Calçadão, no Centro de Londrina, mais uma manifestação contra as denúncias de corrupção que estão sendo alvo de investigação no município. O protesto será a partir das 10 horas e os manifestantes vão reiterar o apoio às investigações do Grupo Especial de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco) e pedir a moralização da administração pública, alvo de denúncias de corrupção na área da saúde.

Uma das entidades participantes desse protesto é a Igreja Católica da Arquidiocese de Londrina, que está chamando a atenção dos fiéis para a consciência em relação à corrupção na cidade.

Um grupo de fiéis, liderados pelo padre Jaime Alonso, da paróquia São José Operário, no Jardim Leonor, região oeste, vai sair da igreja com carros e ônibus por volta das 9h30, em direção ao Calçadão. No centro, os fiéis esperam reunir mais de 300 pessoas, já que outras paróquias também foram convidadas, além de outros movimentos da sociedade civil organizada. "Queremos chamar a atenção para a realidade que Londrina está vivendo com esta administração pública", afirmou o sacerdote.

Os manifestantes esperam conseguir conscientizar a população que passar pelo local sobre as denúncias de corrupção que assolaram o município nos últimos meses. "Vamos falar deste esquema de corrupção e da precariedade na saúde pública de Londrina", comentou o padre Jaime.

Os fiéis da paróquia dele, a maioria dos quais morando na zona oeste da cidade, enfrentam problemas com a saúde, principalmente quando procuram a unidade básica do Jardim Leonor. A resposta é quase sempre a mesma: faltam médicos. Durante o protesto, os manifestantes farão panfletagem cobrando respostas da administração pública em relação ao descaso com a saúde pública.

Fonte: londrina.odiario.com