Ministério Público antecipa depoimentos sobre treinamento da Guarda


A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público antecipou os depoimentos que estavam marcados para a manhã desta quinta-feira e ouviu o secretário de Governo Marco Cito ontem à tarde, no procedimento que investiga denúncia de irregularidades no treinamento da guarda municipal. De acordo com o promotor Renato Lima Castro, agora “só falta ouvir o prefeito Barbosa Neto (PDT)”, o que deve acontecer até sexta-feira. “O objeto da investigação é a eventual ilegalidade da contratação de uma empresa para treinar a guarda municipal. É de conhecimento público e notório que o curso foi ministrado pela Polícia Militar”, declarou o promotor.

A Delmondes & Dias Ltda foi contratada para dar o curso em maio do ano passado, 49 dias depois da aula inaugural, da qual Barbosa Neto participou. O curso teve 85 dias de duração. O treinamento da guarda foi objeto de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta pela Câmara Municipal no final do ano passado. O relatório apresentado pela comissão, no começo de junho, foi rejeitado pelo plenário, isentava Barbosa Neto de responsabilidade. Cito e o ex-secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, foram citados no texto final.

Já o texto elaborado pela relatora, Lenir de Assis (PT), que pedia Comissão Processante contra o prefeito, foi derrotado. A Câmara discute, na volta do recesso, o pedido que originou a CEI, em novembro do ano passado, que era o de abertura de uma CP.

O Núcleo de Comunicação foi procurado para informar se o prefeito já agendou o depoimento. A orientação foi para que fosse procurado Cito, o secretário de Governo, cujo celular estava desligado no final da tarde de ontem. A reportagem deixou recado na secretária eletrônica, mas não recebeu resposta até o fechamento dessa edição.

Fonte: Jornal de Londrina