Servidores em greve ocupam gabinete do reitor da UFPR


O Comando de Greve se reuniu com a diretoria do Hospital de Clínicas e fechou um acordo para que os setores mais críticos do hospital não fiquem sem funcionários

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocuparam a Reitoria no final a manhã desta quinta-feira (21). Os trabalhadores, que realizavam uma assembleia no Restaurante Universitário (RU), decidiram ir até o gabinete para falar com o reitor em exercício Rogério Mulinari. O reitor, no entanto, estava em uma atividade externa.

Cerca de cem pessoas participaram do ato na Reitoria, que foi pacífico, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest). A assessoria de imprensa da UFPR confirmou que não houve dano algum ao patrimônio da instituição. A ocupação durou aproximadamente 40 minutos.

Também nesta quinta-feira, o Comando de Greve se reuniu com a diretoria do Hospital de Clínicas e um representante do Ministério Público Federal. De acordo com o presidente do Sinditest, Wilson Messias, foi fechado um acordo para que os setores mais críticos do hospital não fiquem sem funcionários, entre eles a unidade de obstetrícia, Pronto Atendimento e Terapia Intensiva.

“Não temos a intenção de prejudicar o atendimento no hospital, mas mesmo sem greve a população já sofre com a falta de estrutura. Conversamos para fazer este ajuste de funcionários para evitar maiores transtornos em caso da greve se estender”, disse Messias.

Os servidores da Universidade Federal do Paraná, do Hospital de Clínicas e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em 15 de junho.

Matrículas

O calendário acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) poderá sofrer alterações por causa da greve dos servidores técnico-administrativos. O Centro de Computação Eletrônica (CCE), localizado no campus Centro Politécnico, foi fechado e lacrado pelos grevistas na manhã de quarta-feira (20).

As aulas estão previstas para serem retomadas em 1º de agosto, mas pode ser que as atividades do segundo semestre tenham de ser adiadas.

Uma alternativa poderá ser a matrícula feita manualmente. Nesse caso o procedimento seria feito na primeira semana de aulas nas coordenações dos cursos.

A assessoria de imprensa da UFPR informou que a instituição estuda as duas possibilidades, mas ainda não foi definido qual será adotada.

Em nota aos estudantes da Universidade divulgada no site do Sinditest, o comando de greve disse que tem ciência dos problemas causados aos alunos com a interrupção nas atividades. "Entretanto, a greve é a única ferramenta de que dispomos", diz a nota.

Reivindicações no Paraná

Os servidores querem a reabertura de 130 leitos no HC, que teriam sido fechados por falta de pessoal. Além disso, os técnicos administrativos pedem que o governo federal estabeleça e coloque em prática um plano de cargos e salários para a categoria.

Outra reivindicação é o aumento do piso salarial de R$ 1.034 para R$ 1.635, o equivalente a três salários mínimos, e o aumento de benefícios como o vale-alimentação, além da correção de distorções.

Fonte: Gazeta do Povo