Faltam seringas de insulina em postos de saúde de Londrina


Londrina vive um caos na saúde pública. Após problemas com institutos do setor que foram investigados pelo Ministério Público (MP) por desvio de recursos, falta de médicos plantonistas e equipe profissional, agora os londrinenses que necessitam de serviços médicos enfrentam uma nova dificuldade: a falta de seringas de insulina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Um funcionário da Central de Asbastecimento do município, que não quis ser identificado, informou que a situação é preocupante. Até às 14h40 desta sexta-feira (29), a Vila da Saúde contava com apenas três caixas, que contabilizavam 450 seringas.

Somente nesta semana, a Central identificou vários postos com o mesmo problema. As UBSs da Vila Brasil, na região central, e o do Jardim Leonor, na zona oeste da cidade estão com os estoques baixos.

A Vila da Saúde já teria feito o pedido de novos equipamentos, mas a previsão é de que as seringas estejam disponíveis até quarta-feira (3). Ele não soube precisar quanto do material foi pedido. Segundo o funcionário, o processo é "longo e demorado", mas que as seringas restantes seriam remanejadas para atender a demanda.

A secretária municipal de Saúde de Londrina, Ana Olympia Dornellas, foi procurada para explicar a situação dos postos, mas a informação é que ela estaria em uma reunião e não poderia atender a reportagem de odiario.com.

Fonte: londrina.odiario.com