Contra a privatização da SANEPAR e COPEL


Cresce no estado o movimento contra a criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (AGEPAR), porta dos fundos para a privatização da SANEPAR E COPEL. Lideranças sindicais representando trabalhadores nas autarquias estaduais (Sanepar, Copel, Compagás, Celepar) e de outras 23 categorias profissionais estiveram reunidos em Curitiba, na manhã dessa terça-feira, 9 de agosto na sede da FETRACONSPAR, Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná, tomando decisões importantes sobre o tema.


A mesa dos trabalhos, integrada pelo companheiro ugetista Alexandre Donizete, presidente do SINDENEL, Sindicato dos Eletricitários de Curitiba, membro da diretoria estadual da UGT-PARANÁ e da UGT Nacional, deliberou uma série de atividades para sensibilizar a opinião pública sobre os danos causados à economia paranaense com a criação de uma agência reguladora de serviços públicos.


Dentre as manifestações já estão confirmados a entrega aos deputados estaduais do manifesto ‘DIGA NÃO à venda dos serviços públicos’. A entrega do documento será na manhã dessa quarta-feira, 10 de agosto, no plenarinho da ALEP.


Já em seguida, para o dia 16, foi programada uma  passeata, saindo da Praça Santos Andrade e tendo como ponto final a ALEP, com uma grande concentração e protestos contra a criação da AGEPAR. O dia 16 é histórico para a cidadania do Paraná, pois marca os 10 anos do movimento trabalhista paranaense contra a venda da COPEL.


"Mais uma vez querem enganar os trabalhadores. O projeto de criação da AGEPAR foi encaminhado pelo governador contra os interesses paranaenses. Ele quer privatizar os serviços essenciais no Paraná. E agora, com essa manobra de retirada do projeto da pauta da ALEP, temos de ficar de olhos abertos, pois há a clara intenção de dar uma ‘maqueada’ nesse processo de privatização”, destacou o presidente do SINDELPAR, Sindicato dos Eletricitários do Paraná e membro da diretoria estadual da UGT-PARANÁ e da UGT Nacional, Paulo Sérgio dos Santos.


Para o companheiro ugetista, presidente do SINTEC, Sindicato dos Técnicos Industriais,  Solomar Rockembach, “somos contra tudo o que ameaça o patrimônio público, adquirido com o dinheiro dos trabalhadores. Já está comprovado que com as privatizações, quem paga a conta é a população. Participamos do movimento contra a venda da COPEL e mais uma vez iremos às ruas lutar contra a criação dessa agência, que é  a ‘porta dos fundos’ das privatizações. Nosso sindicato e nossa central sindical não se furtarão ao dever de defender os interesses da classe trabalhadora”, finalizou Solomar.

 

Fonte: UGT Paraná