Greve pode parar os ônibus a partir de domingo


Indicativo de paralisação foi ratificado pelos trabalhadores das empresas TCGL e Londrisul

Trabalhadores do transporte coletivo urbano de Londrina aprovaram nesta quarta-feira (17) um indicativo de greve. A paralisação poderá ser deflagrada em 72 horas, a partir de domingo (21).

A consulta aos trabalhadores foi feita pelo Sinttrol, sindicato que representa a categoria, por meio de urnas instaladas no Terminal Central e nos periféricos da Cidade. O resultado foi o seguinte: dos 1.064 trabalhadores que votaram, 952 foram favoráveis à greve. Do total de votantes, 92 se posicionaram contrários à greve. Houve ainda 20 votos nulos ou inválidos.

A paralisação é motivada pelo anúncio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e empresas operadoras do sistema (TCGL e Londrisul) da extinção da função de cobrador. Cerca de 500 trabalhadores atuam na área em Londrina e, apesar do compromisso das empresas em não demitir os trabalhadores, há receio de acúmulo de função para o motorista e prejuízo da qualidade do serviço. Os trabalhadores também acreditam que, a médio prazo, trabalhadores das empresas serão dispensados, já que haverá excesso de contingente.

A greve já havia sido decidida pela categoria em assembléia no início do mês e foi ratificada nesta quarta-feira. Se não houver uma mudança na posição da CMTU e das operadoras, a Cidade pode amanhecer sem ônibus no domingo ou com uma frota reduzida em circulação.

Fonte: Agência Londrix