Desfile cívico de 7 de setembro é marcado por protestos em Londrina


Na agenda dos manifestantes, diversas bandeiras, que vão do protesto contra a demissão de cobradores a críticas contra a corrupção e a crise na saúde pública

Militares, estudantes, entidades e manifestantes desfilaram na Avenida Leste-Oeste, em Londrina, na manhã desta quarta-feira (7), nas comemorações do Dia da Independência. No palanque das autoridades, o prefeito Barbosa Neto (PDT), vereadores, secretários municipais e o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Altivir Cieslak, acompanharam os desfiles.

Barbosa saiu pouco antes da passagem do Grupo dos Excluídos, manifestação organizada pelas pastorais sociais da Igreja Católica, com a adesão de movimentos sociais. Na agenda dos manifestantes, diversas bandeiras, que vão do protesto contra a demissão de cobradores a críticas contra a corrupção e a crise na saúde pública em Londrina.

Ainda assim, o pedetista teve que conviver por mais de uma hora com o protesto dos “anonymous”, organizado pela internet em todo o país por meio do site www.whatis-theplan.org, com a bandeira contra a corrupção. Com máscaras escondendo o rosto – para dar a conotação do anonimato, assim como na internet –, os manifestantes empunharam cartazes e ficaram de frente para o palanque. No final do protesto, eles comemoraram – sem se identificar e sem tirar as máscaras – que o prefeito “não aguentou a manifestação e foi embora”, disse um dos “anonymous”.

De acordo com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, Barbosa deixou o desfile antes do final por conta de outras agendas. Antes do desfile, em entrevista coletiva, o pedetista disse não ter problemas com manifestações contrárias à sua administração. “É importante que haja protesto, eu não tenho vocação para unanimidade”, declarou.

Fonte: Jornal de Londrina