Vereador José Roque Neto se filia ao PR e é pré-candidato à Prefeitura de Londrina


O vereador José Roque Neto, que comunicou oficialmente na última quinta-feira (29) a sua desfiliação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), se filiou ao Patido da República (PR) nesta semana e já foi anunciado como pré-candidato à Prefeitura de Londrina nas eleições de 2012. Ele era integrante do PTB desde 2007 e chegou a ocupar o cargo de prefeito em exercício por quatro meses antes de Barbosa Neto (PDT) assumir a administração pública, em 2009.
O vereador contou nesta quarta-feira (5) que sua saída do PTB não teve qualquer atrito pessoal com membros do partido. Segundo ele, a falta de oportunidade culminou para uma nova filiação. "O deputado federal Alex Canziani sempre mostrou interesse em disputar a prefeitura e por não poder dar esse voo maior eu resolvi sair. Até então eu só trabalhava com a possbilidade de uma reeleição para vereador", comentou.

O PR deve realizar uma cerimônia nesta sexta-feira (7) para oficializar a candidatura de Roque Neto. O evento deverá contar com a presentça do presidente estadual do PR, deputado federal Fernando Lúcio Giacobo.

O vereador disse que o índice de aprovação de quando deixou o cargo de prefeito foi levado em consideração em sua tentativa para as próximas eleições. "Estou muito tranquilo e escutei o clamar do povo. Neste quatro primeiros meses, tive 70% de aprovação. Agora vamos começar a definir as estratégias para o plano de governo", comentou.

José Roque Neto chegou a declarar ao Blog Paçoca com Cebola no final de setembro, que poderia ser vice de atual prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), na próxima gestão. "Estamos procurando um novo espaço. Por enquanto a ideia é buscar a reeleição, mas não descartamos uma candidatura a prefeito, ou mesmo sair numa chapa como vice do Barbosa Neto. Já conversamos sobre o assunto, mas é algo para se decidir lá na frente", disse.

Porém, nesta quarta-feira ele comentou que nunca chegou a dar tal informação e que isso não passava de conjectura de pessoas. "O pessoal fala isso porque sempre aprovei os projetos do Executivo que eram bons para a cidade", disse. No entanto, ele ponderou a informação e afirmou que pode, sim, sair como vice. "Pode ser, nunca se sabe. Quem sabe no futuro. Estamos há um ano das eleições e muita coisa pode acontecer", contou.

O vereador rebateu críticas sobre seu parecer dúbio em relação ao caso de irregularidades na Guarda Municipal. Em primeiro momento ele votou a favor do relatório de elaborado pela vereadora Lenir de Assis (PT), que imputava a culpa a Barbosa Neto, mas na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (4), Roque Neto mudou de lado e foi contra a uma abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito no mesmo caso.

"Estudei junto com a minha equipe para opinar sobre essa questão. O meu voto não era para satisfazer o ego político de alguns. No primeiro momento, sim, entendiamos que deveria ter essa tramitação. Mas depois o entendimento era de não atropelar uma ação civil. Não ia entrar num jogo político", afirmou.

Sobre a possibilidade de perder o cargo de vereador devido à troca de partidos, dentro da infidelidade partidária, Roque Neto confessou que há essa possibilidade, mas que tomou precauções jurídicas sobre o assunto. "Se caso isso ocorra, a lei precisa ser cumprida. Mas vai do partido entrar com esse recurso e o suplente depois. É um processo demorado. A cadeira pode ser do partido, mas quem busca votos e melhores condições para o povo é o vereador", disse.

O vereador ainda falou como seria sua atuação caso venha a perder definitivamente o cargo de vereador. Sem profissão definida - como ex-sacerdote, tem formação de teologia e filosofia -, Roque Neto comentou que se reuniria com membros do novo partido para definir estratégias. Ele ainda disse que iria dar continuidade aos trabalhos junto à comunidade e seguir com o processo de reeleição, mas sem dizer como faria para garantir seu salário.

PTB

O PTB em Londrina ainda não definiu se deve pedir a cadeira de Roque Neto na Câmara. Em reunião realizada nesta segunda-feira (3), foi feita uma sondagem com os membros da executiva local sobre esta possibilidade. O prazo para as filiações partidárias termina nesta sexta-feira (7) em todo o país e o PTB ainda aguarda o balanço geral das trocas.

A Justiça Eleitoral entrou com um pedido de prorrogação em mais uma semana para poder acertar o sistema de filiações e, por isso, a posição oficial do partido em Londrina só deve sair a partir do dia 14 de outubro. O PDT terá prazo de 30 dias após o pedido de desfiliação de Roque Neto para entrar com recurso. Caso o partido não solicite, quem deve entrar na jogada é o suplente de verador, Sidney de Souza, com o mesmo prazo definido. Se mesmo assim não houver indicação, o Ministério Público também terá mais 30 dias para solicitar a infidelidade partidária do vereador.

Sidney de Souza desconhecia a desfiliação de Roque Neto do PTB e que ele já estaria sendo anunciado pelo PR como pré-candidato à Prefeitura de Londrina. Ele afirmou não ter sido convidado para nenhum encontro do partido e que não poderia fazer uma análise sobre o assunto. "Sinceramente, isso é uma novidade para mim. Sou advogado e tenho trabalhado bastante em outros municípios. Não me passaram nada", comentou.

Fonte: londrina.odiario.com