Belinati é o preferido do eleitor para prefeito de Londrina


Barbosa Neto tem a maior rejeição

O ex-prefeito de Londrina, Antônio Belinati (PP), continua sendo o campeão de intenções de votos para voltar à prefeitura do município. É o que revelou a primeira pesquisa de opinião pública de intenção de votos do Instituto Portinari/Rádio Paiquerê AM, divulgada na manhã desta sexta-feira (7), a exato um ano das eleições de 2012.

De acordo com o diretor do Instituto Portinari, professor Edmilson Vicente Leite, neste momento há vários pré-candidatos, mas a pesquisa servirá para moldar o quadro político que se encontrará em outubro de 2012, com as ligações que sevem se formar até lá.

A pesquisa foi realizada de 1º a 4 de outubro com 750 pessoas de todas as regiões de Londrina, seguindo o perfil dos eleitores de Londrina. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, no entanto garantem que o intervalo de confiança é de 90%.

Foram realizadas perguntas expontâneas - sem a apresentação de candidatos - e duas estimuladas, onde foram apresentados cenários diferentes para os eleitores. No cenário um, aparece Antônio Belinati (PP), enquanto que no cenário dois o pré-candidato do partido é o sobrinho dele, Marcelo Belinati. O mesmo aconteceu com José Roque Neto (sem partido) e Alex Canziani (PTB), pois no período da pesquisa Roque ainda estava filiado ao partido.

Pesquisa expontânea

Na pesquisa expontânea, respondendo a pergunta "Faltando um ano para a eleição para prefeito no Brasil, em quem o senhor(a) votaria?
Antônio Belinati (PP) - 12,3%
Barbosa Neto (PDT) 3,6%
Luiz Carlos Hauly (PSDB) - 3,4%
Márcia Lopes (PT) - 3,1%
Luiz Eduardo Cheida (PMDB) - 3%
José Roque Neto (sem partido) - 1,9%
Marcelo Belinati (PP) - 1,7%
Alex Canziani (PTB) - 1,6%
Alexandre Kireeff (PSD) - 1,3%
Tercílio Turini (PPS) - 1,1%
Carlos Camargo (PSC) - 1,1%
Brancos ou nulo - 10,6%
Outros candidatos - 3%
Não sabe - 52,3%

Pesquisas estimuladas

Na pesquisa estimulada, aparecem como pré-candidatos por serem apresentados dois políticos do PP e do PTB, aparecem no cenário um os nomes de Antonio Belinati e de Alex Canziani, enquanto que no cenário dois os candidatos são Marcelo Belinati e José Roque Neto.

No cenário um, o resultado foi:
Antônio Belinati (PP) - 21,4%
Luiz Carlos Hauly (PSDB) - 11,1%
Barbosa Neto (PDT) - 5,3%
Alex Canziani (PTB) - 5%
Tercílio Turini (PPS) - 4,7%
Márcia Lopes (PT) - 4,4%
Luiz Eduardo Cheida (PMDB) - 4,1%
Alexandre Kireeff (PSD) - 2,1%
marcelo Teodoro (PSC) - 0,7%
Brancos ou nulos - 11,3%
Não sabem - 29%

No cenário dois da estimulada, o resultado foi:
Marcelo Belinati (PP) - 12,9%
Luiz Carlos Hauly - 11,3%
Barbosa Neto (PDT) - 5,9%
Márcia Lopes (PT) - 5,6%
Tercílio Turini (PPS) - 5,1%
Luiz Eduardo Cheida (PMDB) - 4,4%
Alexandre Kireeff (PSC) - 3,1%
José Roque Neto (sem partido) - 2%
Marcelo Teodoro (PSC) - 1,1%
Brancos ou nulos - 12,7%
Não sabem - 35,9%

A análise do professor Edmilson Vicente Leite, comparando os dois quadro, Antônio Belinati tinha 9% a mais de votos que o seu sobrinho, Marcelo Belinati. Essa diferença, no entanto, foi distribuída entre os demais candidatos no cenário dois, sendo que o maior ganho foi para Márcia Lopes.

"Estamos iniciando um processo, fazendo a história. Muitas coligações virão ainda e a relação de vários candidatos deve mudar, pois não sabemos se ficarão esses nomes ou se virão outros, pois há partidos que ainda não se pronunciaram. Essa primeira pesquisa serve para formatar um cenário eleitoral. Nas próximas pesquisas poderemos comparar o que está acontecendo", declarou Leite, lembrando que muitos dos pré-candidatos, com as coligações, poderão sair como vice de outros nomes, inclusive havendo a migração nas intenções de votos.

Rejeição de votos

Também houve a pesquisa sobre os índices de rejeição, em que não houve o fornecimento de disco com os nomes dos candidatos. A pergunta foi "Se a eleição fosse hoje, em quem não votaria de jeito nenhum para prefeito?".

Pesquisa sobre rejeição de votos
Barbosa Neto (PDT) - 25,7%
Antônio Belinati (PP) - 18,6%
Luiz Carlos Hauly (PSDB) - 5,6%
Luiz Eduardo Cheida (PMDB) - 2,1%
Márcia Lopes (PT) - 1,3%
Alex Canziani (PTB) - 1,3%
Marcelo Belinati (PP) - 0,7%
Citados outros candidatos - 6%
Não votaria em branco e nulo - 8%
Não sabem - 38,6%

Para este cenário, de acordo com Leite, os pré-candidatos que estão em menos evidência ou aparecendo pela primeira vez no processo eleitoral possuem um baixo índice de rejeição, o que é considerado natural. "Aqueles que já participaram em outros processos ou ficaram mais em evidência, com certeza têm maior índice de rejeição", afirmou, lembrando que isso é histórico.

Para exemplificar, citou o fato de Barbosa Neto apresentar o maior índice, por ser considerado a "maior vidraça" do momento, por estar no cargo de prefeito e do atual cenário da prefeitura. E que os demais nomes são de deputados, vereadores, secretários, por exemplo, que ficam em menor evidência.

Sobre o nome de Antônio Belinati dispontar neste quesito, o fato é considerado comum, pois ele sempre apresentou um alto índice de votação e, ao mesmo tempo, sempre teve grande rejeição dos eleitores. "Ele, inclusive, teve um índice de rejeição mais alto do que foi apresentado nesta pesquisa", salientou.

Na análise geral, a pesquisa não apresentou nenhuma grande surpresa, pois falta exatamente um ano para o pleito eleitoral. "Nas próximas pesquisas é que poderemos começar a analisar as migrações de voto e até mesmo as coligações que serão realizadas", ressaltou.

O resultado da pesquisa Portinari/Rádio Paiquerê AM pode ser visualizado site da Rádio Paiquere AM.

Fonte: londrina.odiario.com