ARTIGO HIGIENE OCUPACIONAL: INVESTINDO EM PREVENÇÃO


A importância da SST e da HO nas agendas de desenvolvimento Por Berenice Goelzer

Este breve artigo se refere a um dos determinantes da saúde de grande importância e frequentemente negligenciado: o ambiente de trabalho, particularmente quanto a seu potencial para causar doenças, o que não significa que não existam muitos outros determinantes da saúde de grande importância. Dois aspectos principais devem ser considerados: a saúde dos trabalhadores deve ser colocada em nível muito mais alto nas agendas nacionais e internacionais de desenvolvimento, e a Higiene Ocupacional deve ser colocada em nível muito mais alto quando se trata da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente, inclusive das mudanças climáticas.

A atenção dada à proteção da saúde dos trabalhadores raramente reflete sua real importância. O impacto desastroso das doenças ocupacionais sobre as pessoas,  a sociedade e a economia nuncam é considerado. Além disso, o papel essencial da prevenção primária, e, portanto, da Higiene Ocupacional, não somente para a proteção dos trabalhadores, mas do meio ambiente, é seguidamente ignorado no contexto de estratégias para o desenvolvimento.

As doenças ocupacionais, que constituem uma das grandes "epidemias silenciosas", incapacitam e matam trabalhadores a cada dia no mundo todo.  De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), infortúnios ocupacionais (acidentes e doenças) matam mais de 2,3 milhões por ano. Entretanto, a atenção que estes recebem de agências internacionais e nacionais, de governos e da mídia, é muito menor do que a dedicada a outros problemas de saúde que, apesar de serem muito sérios, não atingem esse número de pessoas. A malária, por exemplo, mata cerca de 1 milhão e a AIDS, cerca de 2 milhões por ano. Não se pode esquecer que, particularmente, as doenças ocupacionais são significativamente subnotificadas. Algo está errado em algum lugar e creio que é nossa responsabilidade descobrir o motivo e tentar corrigir esta situação.

Se quisermos que a Higiene Ocupacional tenha maior visibilidade e apoio tanto nas agendas de desenvolvimento como nas ambientais, é necessário que haja muito mais conscientização de seu potencial para contribuir para um desenvolvimento econômico, social e sustentável. 
 
Fonte: Revista Proteção