Relatório da CEI da Saúde conta com 13 votos favoráveis


Texto pede abertura de Comissão Processante contra Barbosa e deve entrar em pauta na próxima terça-feira

O relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde deve ser aprovado com facilidade pela Câmara, na próxima terça-feira, com até 13 votos favoráveis – o mínimo necessário para a aprovação são 10 votos –, conforme mostra levantamento feito pelo JL. O texto pede a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Barbosa Neto (PDT), que foi apontado pela comissão como responsável pelas irregularidades ocorridas na relação entre o município e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) Atlântico e Gálatas. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, a Mesa deve despachar o texto na sessão de hoje, o que significa que a matéria deve entrar na pauta da sessão de terça-feira.

Os 13 votos seriam de PP (quatro), PSDB (três), PT (dois), PTB (dois), PHS e PMDB. Os votos contrários devem ser do PDT (dois), PTC (dois), PR e PSB, com um voto cada. Jairo Tamura, do PSB, disse que não tinha lido o relatório até ontem à tarde. Ele tem votado com o governo, assim como os vereadores do PTC.

Parte do quórum favorável ao relatório da CEI seria reflexo das mudanças partidárias. Pelo menos dois vereadores que votavam como governistas podem ser “enquadrados” pelos seus novos partidos, que tendem a fechar questão com relação ao texto. Ivo de Bassi, que trocou o PTN pelo PTB e Renato Lemes, que trocou o PRB pelo PP seriam os governistas enquadrados para votar contra o prefeito. Os dois votaram contra a abertura da CP no caso da Guarda Municipal.

Marcelo Belinati, líder do PP, afirmou que “o partido vai conversar” e que a tendência é votar a favor do texto, já que a relatora da CEI foi uma vereadora do partido, Sandra Graça. Rony Alves, líder do PTB, disse que já leu e está com a opinião formada a favor da aprovação. “Acho que o partido deve fechar questão para que o Ivo possa se sentir mais confortável na hora de votar”, declarou.

Já Eloir Valença, que trocou o PT pelo PHS, disse que não tinha lido o relatório até ontem à tarde e por isso não se posicionaria. Como tem atuado como oposição desde a época em que era filiado ao PT, é contado como voto a favor do relatório. O três votos do PSDB também são contados como favoráveis à aprovação do relatório, já que o partido tem votado com a oposição.

No PMDB, o vereador Tito Valle, que já foi líder do Executivo na Casa, deve votar a favor do relatório – e na sequência, pela abertura de uma CP. “Vamos discutir novamente. o PMDB não vai obstruir nenhuma investigação”, declarou o parlamentar, que embora fosse contra a CP no caso da guarda municipal, votou a favor, seguindo a orientação do partido.

Joel Garcia (PP), que ficou impedido de votar na CP da Guarda Municipal por ser o autor da representação, disse que não se considera impedido de votar o relatório da CEI. Ele é autor de um pedido de cassação contra o prefeito, no caso da contratação do Instituto Atlântico, mas alega que o relatório não trata desse episódio. Garcia adiantou que vai apresentar um destaque na votação do documento, retirando a indicação para que o relatório fosse anexado na sua representação. Se conseguir retirar a indicação, Garcia estaria liberado para votar o relatório da CEI.

Fonte: Jornal de Londrina