Barbosa Neto não teme CP e diz que relatório é eleitoral


O relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investigou os problemas enfrentados pela saúde de Londrina, recomentou a abertura de uma comissão processante (CP) contra o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT). Na manhã desta quinta-feira (20), o chefe do executivo comentou o fato e afirmou que a CEI tem caráter político, criticando o trabalho realizado pela Câmara.

O documento foi apresentado no legislativo pelas vereadoras Lenir de Assis (PT) e Sandra Graça (PP). O terceiro membro da CEI, José Roque Neto (PTB), da base aliada do prefeito, não assinou o relatório. Este mostra indícios que Barbosa Neto teria sido condescendente com o suposto desvio de verbas realizado pelas oscips, Instituto Gálatas e Atlântico.

Baseado em documentação do Ministério Público, o relatório ainda mostra que a primeira-dama, Ana Laura Lino, participava de reuniões na prefeitura e tomava parte até mesmo em algumas decisões, sem ter um cargo público.

O prefeito criticou o conteúdo e disse que ele não trouxe nada de novo. "É claro que é uma CEI política e alguns fatos foram omitidos. Nós respeitamos o interesse do trabalhador que estava nessas empresas, nessas oscips e que teriam prejuízo, sem receber seus décimos terceiros. Nós retivemos R$ 2,5 milhões que serviriam para poder fazer a rescisão desses trabalhadores. Temos retidos R$ 500 mil para preservar o interesse do trabalhador e do município", disse.

Os valores citados pelo prefeito foram glosados pela Secretaria Municipal de Saúde, quando foram notadas discrepâncias nas contas apresentadas pelas oscips. Mesmo assim, os contratos com os institutos foram mantidos até seu fim. Para Barbosa Neto, o trabalho da Câmara antecipa brigas eleitorais.

"Tem pessoas que me perguntam por que os vereadores não deixam o prefeito trabalhar. Eu digo que não são todos, mas há uma eleição em curso e há uma oposição, que é bom que exista. Eu não temo nada daquilo que foi colocado. Aquilo que é preponderante, que foi feito pelos técnicos, como a glosagem, isso é retirado da CEI. Por que não está também esse ponto que é positivo?", questionou.A votação do relatório da CEI deve ser realizada na próxima terça-feira (25). São precisos dez votos para aprová-lo.

 

Barbosa Neto e sua esposa são alvo de um processo que tramita no Tribunal de Justiça. O promotor de setor de Combate aos Crimes Praticados por Prefeitos, Samir Barouki, pediu que o inquérito seja julgado pela Justiça Federal, mas o requerimento aguarda decisão do desembargador Lídio José Rotoli de Macedo.

Fonte: londrina,odiario.com