Cirurgiões cardiovasculares decidem romper com Unimed


Cirurgiões cardiovasculares do Paraná avisaram ontem que vão romper contrato com a Unimed e a partir do ano que vem não deverão mais receber pacientes desse plano de saúde. O presidente da Cooperativa dos Cirurgiões Cardiovasculares do Paraná (Coopcardio/Pr), Marcelo Freitas, disse que a partir da próxima semana os 50 cirurgiões credenciados à Unimed paranaense mandarão as cartas de desligamento. Após recebida a correspondência, o prazo para o rompimento é de 30 a 60 dias.

Segundo Freitas, as negociações entre as duas cooperativas se arrastam há mais de um ano, sendo que há cerca de um mês houve intervenção do Ministério Público (MP) em um dos encontros. O rompimento aconteceu porque a diretoria de Unimed de duas cidades decidiram pela negociação em separado e os médicos querem a representação da Coopcardio.

Os cirurgiões cardiovasculares reclamam que a remuneração da Unimed do Paraná fica muito abaixo do Sistema Único de Saúde (SUS) e de todas as 35 operadoras com as quais eles mantêm vínculos. Freitas diz que enquanto a Unimed oferece cerca de R$ 1,5 mil por operação para uma equipe de quatro a cinco profissionais, as outras operadoras oferecem melhor remuneração. Atualmente, segundo a Coopcardio, o SUS paga R$ 2,8 mil por intervenção de ponte de safena para todos os cirurgiões envolvidos no procedimento. A assessoria de imprensa da Unimed disse que a sua diretoria não foi informada oficialmente sobre o rompimento das negociações.
Fonte: www.flhaweb.com.br