Manifestantes lavam a calçada da Cùmara Municipal de Londrina e vereadores se irritam com o protesto


Pelo menos 50 pessoas pessoas do movimento "Basta! Londrina Sangra!" realizaram no início da tarde desta terça-feira (22) uma limpeza na Cùmara Municipal. Além de distribuir vassouras, os manifestantes jogaram ågua e sabão no local. Alguns vereadores pegaram o objeto de limpeza, mas outros chegaram a bater boca com integrantes do grupo e reclamaram do protesto.

A intenção do movimento era chamar atenção para a votação de uma possĂ­vel abertura de uma ComissĂŁo Processante (CP) contra o prefeito Barbosa Neto (PDT) no caso de desvio de verbas na saĂșde. Com ĂĄgua e sabĂŁo, o estacionamento da CĂąmara virou palco de uma faxina geral.

A coordenadora do Conselho Local de SaĂșde do Jardim Leonor e uma das coordenadoras do movimento, Juvira Cordeiro, contou que chegou a ser ofendida pelo vereador Roberto FĂș (PDT).

"Houve desentendimento. Eu o chamei de nobre vereador e ele entendeu errado. Eu disse no mais puro sentido da palavra, sem intenção de ofender, nada disso. Simplesmente o chamei para entregar a vassoura, mas ele não entendeu dessa forma. Infelizmente alguns entenderam como um troféu e outros como uma afronta", declarou.

Ela comentou que a ComissĂŁo de Direitos Humanos (CDH) deve entrar com uma representação contra FĂș utilizando imagens que comprovam o bate-boca. Outro ponto questionado pela organizadora foi o fato do movimento ter sido impedido de usar uma tinta vermelha que levou para fazer referĂȘncia ao caos na saĂșde pĂșblica do municĂ­pio.

Quem também se mostrou irritado com a ação do protesto foi o vereador Tito Valle (PMDB), que no grande expediente chegou a dizer que a vassoura não servia para ele e sim para os promotores e juízes que estariam envolvidos em escùndalos, de uma forma geral. O vereador Renato Lemes (PP) também não aceitou receber o presente dos manifestantes.

Na avaliação de Juvira, o intuito de entregar a vassoura não era ofensivo. "A ideia é que eles tivessem o entendimento de varrer a corrupção da cidade e não levar a sujeira para debaixo do tapete. Estamos em alerta e vamos repercutir isso nos próximos protestos", anunciou.

O grupo "Basta! Londrina Sangra!" se reĂșne novamente para acompanhar a sessĂŁo da CĂąmara de quinta-feira (24). No sĂĄbado (26), o encontro estĂĄ  programado para Ă s 10h no CalçadĂŁo de Londrina.

Fonte: londrina.odiario.com