Servidores do Detran iniciam protestos por melhorias salariais


Os servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) iniciaram ontem (1) uma campanha silenciosa. O protesto quer acelerar as negociações para melhorias salariais e nas condições de trabalho do setor.

O presidente do Sindicato dos Servidores do Detran Paraná (Sisdep), Gustavo Fatori, declarou que a categoria está em negociação desde o início deste ano e ainda não houve propostas efetivas. "Na última assembleia decidimos por uma manifestação pacífica em todos as unidades de Detran do Estado, usando faixas e cartazes", disse.

Dentre as propostas dos servidores estão plano de carreira e remuneração condizente com o nível de instrução e função do servidor. Em negociação, o governo teria se comprometido em encaminhar à Assembleia Legislativa proposta de gratificação para os servidores e mudança do cargo de técnico administrativo para técnico de trânsito, entre outros acordos.

Além desses requisitos, os servidores pleiteiam que os cargos de chefia estejam a disposição de funcionários de carreira e não somente em cargos comissionados. "Atualmente são 434 cargos de confiança, a maioria de chefia. Esses cargos são trocados frequentemente, o que causa desconforto aos servidores", completa Fatori.

Segundo ele, não haverá paralisação e os servidores devem continuar a manifestação até um contato com o governo do Estado, que deve acontecer no início da próxima semana. Caso não haja propostas, os servidores realizarão uma Operação Padrão em todas as Ciretrans do Estado.
Fonte: www.folhaweb.com.br