Com data-base em fevereiro, Sindserv de Londrina pede isonomia nas reposições inflacionárias


Em fevereiro é a data-base dos servidores da Prefeitura Municipal de Londrina e eles já começaram a se mobilizar pela pauta de negociações. O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), Marcelo Urbaneja, afirmou que a principal reivindicação é a isonomia das reposições salariais concedidas.

O ano de 2011 foi marcado pela constante briga por reajuste por parte dos servidores. O executivo conseguiu aprovar na Câmara, no início de setembro, um pacotão com dez projetos que concedia aumentos e recomposição a diversas classes dos trabalhadores, como por exemplo 10% de reposição salarial e incorporação do Produt aos servidores ativos, aposentados e pensionistas da educação.

Apesar disso, o sindicato acredita que houve disparidade entre os projetos. "Não houve uma regularidade na questão da inflação. Por exemplo, já incluindo os 3,5% que serão incorporados em fevereiro próximo, teve gente que vai chegar a 29% de reposição, outros a 20% e outros já zeraram, mas essa fala que os 37,7% de perdas foram zerados não é totalmente verdadeira", colocou Urbaneja.

Segundo o presidente do sindicato é preciso pensar uma proposta de isonomia. "Nós já definimos isso em pauta em assembleia realizada no dia 13 de dezembro, já enviamos à prefeitura, vamos aguardar janeiro e, em fevereiro, começam as negociações", contou.

O Sindserv também reivindica melhorias no setor de medicina do trabalho. Ele pede que haja mais projetos de prevenção às doenças causadas pelas condições de exercício da função.

"No caso das escolas, por exemplo, que hoje são locais totalmente insalubres. O professor precisa usar a voz, às vezes gritar muito devido ao grande número de alunos. Ele não costuma fazer um acompanhamento, mas precisa ficar doente e ser colocado de lado para depois ir ao médico. Um exame como a videolaringoscopia teria condições de avaliar se as cordas vocais estavam sadias", comentou.

Fonte: londrina.odiario.com