Oposição consegue as assinaturas para a CEI da Educação na Câmara de Londrina


O presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Londrina, vereador Rony Alves (PTB), já conseguiu o número suficiente de assinaturas para solicitar a instauração da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação. O protocolo do pedido será feito, no máximo, terça-feira (7).

O objetivo é investigar denúncias de irregularidades nas ações da Secretaria Municipal de Educação praticadas nos últimos anos, em especial em 2011. Entre elas destacam-se a compra da coleção "Vivenciando a Cultura Afrobrasileira e Indígena", considerada racista e preconceituosa; a dispensa de licitação na aquisição de uniformes escolares e o fornecimento da merenda escolar por empresa investigada no Ministério Público.

A secretária municipal de Educação Karin Sabec responde judicialmente por improbidade administrativa num destes casos. No entanto, o vereador Rony Alves afirmou em entrevista à rádio CBN Londrina que isto não é fator preponderante na iniciativa.

"A Câmara Municipal tem o dever de fiscalizar e o ordenador de despesas na Secretaria Municipal de Educação é o prefeito. Portanto, a Câmara não pode deixar passar uma situação dessas passar em branco", comentou.

Alves conseguiu as sete assinaturas necessárias para a abertura da CEI, mas aguardará novas adesões ainda nesta segunda-feira (6).

Antes de chegar ao plenário, a solictação deve ser analisada pela Mesa Executiva da Casa. Caso ela aprove a solicitação, serão necessários 10 votos favoráveis para que a CEI seja instaurada.

Fonte: londrina.odiario.com