Peritos criminais fazem protesto por melhores salários em Londrina


Os peritos criminais de Londrina realizam na tarde desta quinta-feira (16) um manifesto reivindicando melhores salários da categoria. O grupo, que esteve reunido em frente ao Instituto de Criminalística de Londrina, não aceitou a proposta do governo do Estado apresentada na noite de quarta-feira (15).

Segundo os representantes do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (Sinpoapar) em Londrina, a variação apresentada pelo governo será de 8% a 15% para os peritos oficiais do Instituto Médico-Legal (IML) e da Criminalística, enquanto auxiliares de perícia terão aumento entre 28% e 31%.

Os índices teriam sido colocados para a categoria por volta das 20h, apenas após assembleia das Polícias Militar e Civil. A proposta não agradou, pois os percentuais estariam muito abaixo do reivindicado pela categoria, que também apontou que os valores ficariam menores que os apresentados às demais polícias.

Também foi questionada a diferenciação dos números dentro da própria categoria, uma vez que os auxiliares de perícia apresentam quantidade reduzida em relação aos peritos oficiais. "A correção maior estaria sendo dada somente à eles. Os auxiliares tem realmente salário menor. Mas o Estado também tinha que dar condição aos peritos oficiais", reclamou uma das representantes do movimento.

Para se ter uma ideia, um iniciante na carreira de perito oficial ganha hoje R$ 5.353,87. Já os auxiliares recebem R$ 1.461,00. A classe já tem aprovado desde quarta-feira (8) o indicativo de greve, no entanto, ainda não há prazo para que a paralisação seja deflagrada. A tentativa inicial ainda é de negociação.

Fonte: londrina.odiario.com