Nova regra do TSE pode barrar até 21 mil candidatos


Políticos que tiveram suas contas da campanha de 2010 rejeitadas pela Justiça Eleitoral não poderão concorrer nas eleições 2012

Uma nova regra aprovada nesta quinta-feira, 1º, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode, na teoria, impedir que 21 mil políticos sejam candidatos nas eleições municipais de outubro deste ano no Brasil.

Por quatro votos a três, os ministros do TSE decidiram que os políticos que tiveram suas contas da campanha de 2010 rejeitadas pela Justiça Eleitoral não poderão concorrer nas eleições 2012. Antes, bastava que o político apresentasse as contas, sem necessidade de aprovação.

MasÂ…

Segundo a corregedora eleitoral, ministra Nancy Andrighi, 21 mil políticos tiveram as contas das eleições 2010 rejeitadas. Não é certo, porém, que todos estejam automaticamente fora da corrida eleitoral deste ano. A análise será feita individualmente, e o TSE não definiu o que fazer com quem teve as contas de 2008 para trás rejeitadas também.

“O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres. Assim, a aprovação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação”, disse a ministra Nancy Andrighi, que chegou a pedir vista do caso, mas depois apresentou voto favorável à norma.

Fonte: Opinião e Notícia