Professores de Curitiba suspendem greve até dia 21


Professores e servidores da rede municipal de Curitiba decidiram suspender a greve, iniciada anteontem (14), pelo menos até o próxima quarta-feira, data em que a Prefeitura se comprometeu a apresentar de que forma irá utilizar os recursos previstos para o Programa de Produtividade e Qualidade (PPQ) para recompor o vencimento inicial da categoria.

Em negociação ontem, a Prefeitura manteve a proposta de 10% de reajuste no salário e um PPQ que varia entre R$ 275 e R$ 550. A categoria pede reajuste de 20%. O diferencial na nova rodada de negociação foi o fato de a Secretaria de Educação garantir a criação de uma comissão para a incorporação do PPQ no salário dos professores, diferente do que é feito atualmente.

Diante da nova proposta, os cerca de 1 mil participantes da assembléia realizada ontem decidiram retornar ao trabalho. Segundo informações do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal (Sismmac), até o dia 21 o processo de mobilização nas escolas será intensificado, com conversas dos docentes que não aderiram à greve com as mães e pais dos alunos, de modo a garantir o crescimento do movimento caso a resposta da Prefeitura não seja satisfatória.

Balanço do Sismmac aponta que 70% das escolas paralisaram nos dois dias de greve. Já a Prefeitura afirma que das 181 escolas, 77 ficaram fechadas, o correspondente a menos de 50% dos estabelecimentos.

Os servidores municipais também irão às ruas para conscientizar a população sobre as reivindicações da categoria. Amanhã, a partir das 10 horas, a manifestação será na Boca Maldita, no centro, e no domingo, a partir das 13 horas, no Parque Barigui.

Fonte: www.folhaweb.com.br com informações da repórter Maigue Gueths, do Portal Bonde.