Professores da UEL aceitam proposta do governo de equiparação salarial


Docentes aprovaram por maioria, em assembleia, a proposta de quatro reajustes anuais de 7,14%, a partir de outubro deste ano, até 2015

Os professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) aceitaram, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (22), a proposta do governo do estado para equiparação dos salários com os dos técnicos de nível superior. Pelo acordo, os docentes receberão reajustes anuais de 7,14%, a partir de outubro deste ano, até 2015.

Segundo o diretor de comunicação do Sindiprol/AduelEvaristo Colmán, a proposta foi aceita pela maioria. Com a aprovação, novas manifestações estão, em princípio, suspensas. “No entanto, essa é uma decisão da UEL. Temos de aguardar o posicionamento das outras universidades para chegarmos a um consenso”, disse.

Manifestações

No dia 7, professores da UEL realizaram um dia de protesto. Os docentes queriam o compromisso do governo no cumprimento da promessa da equiparação salarial. No mesmo dia, servidores da universidade fizeram piquetes na entrada do campus, prejudicando o tráfego de veículos na PR-445.

A proposta do governo estadual era de conceder reajuste de 9,62% acima da inflação de 2012 a 2014, para que os salários fossem igualados. A medida seria implementada no primeiro semestre deste ano, mas, quando foi para votação na Assembleia, o governo recuou e a retirou de pauta, alegando a existência de “problemas técnicos”.

De acordo com o Sindiprol/Aduel, a diferença de salário de professores e de técnicos é de 31%. O sindicato não descartou a possibilidade de greve.


Fonte: Jornal de Londrina