Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovaram indicativo de greve para o dia 15 de maio, em assembleia docente que ocorreu na quinta-feira (19). A decisão local aguarda adesão de outras instituições federais para que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) encaminhe a paralisação.
O indicativo foi aprovado por unanimidade pelos 150 professores que participaram da assembleia. A ideia é levar as propostas discutidas para a reunião nacional, que acontece em Brasília no sábado (22). "A categoria está descrente de uma possibilidade de negociação com o governo", conta o presidente da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr), Luis Allan Künzle.
O presidente ainda avalia que as representações sindicais trabalham com os limites de prazos que o governo oferece, mas que não cumpriu até o momento.
Campanha 12 horas
Os professores da UFPR também lançaram a campanha "12 horas" no encontro. A proposta local é que a Universidade regulamente a distribuição e carga horária dos docentes. "A população tem que saber que a universidade pública federal é responsável pela pesquisa no país e o professor precisa tempo pra orientar alunos, participar de congressos, ficar em laboratório", comentou Künzle. A expectativa do sindicato é que a campanha se torne nacional.
Fonte: g1.globo.com/parana