Joel Garcia protocola pedido de afastamento do prefeito de Londrina durante a CP


Numa tarde tumultuada na Câmara Municipal de Londrina, nesta quinta-feira (26), em que foi aprovada a abertura da Comissão Processante (CP) do Caso Centronic, o vereador Joel Garcia (PP) protocolou um requerimento pedindo o afastamento do prefeito Barbosa Neto (PDT) durante os trabalhos de investigações. O pedido foi realizado para a Mesa Diretiva do legislativo que vai encaminhar o documento ao Ministério Público para solicitar via judicial.


Garcia justificou o pedido por conta de uma suspeita de interferência do Executivo Municipal no Legislativo, flagrada na última terça-feira (24), em que duas pessoas ligadas a Barbosa Neto foram presas em flagrante acusadas de tentativa de suborno de R$ 40 mil ao vereador Amauri Cardoso (PSDB). O ex-secretário de Governo, Marco Cito, e o empresário Ludovico Bonato, estão detidos e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) está investigando o caso.

Os vereadores da base governistas foram autorizados por Barbosa Neto a votar a abertura da CP da Centronic, momentos antes da sessão desta quinta-feira. Com isso, 18 dos 19 vereadores votaram favoráveis às investigações de suspeita de utilização de seguranças da empresa Centronic, contratados pela prefeitura, na Rádio Brasil Sul AM, de propriedade de Barbosa Neto. Dos membros que compõem a CP, dois são da situação, José Roque Neto (PR) e Rodrigo Gouvêa (PTC) e a presidência ficará com a oposição, com Roberto Kanashiro (PSDB).

Os trabalhos da CP devem durar 90 dias, improrrogáveis, para que apresente os resultados das investigações. Além de pedir o afastamento de Barbosa Neto do cargo, Joel Garcia também solicitou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanhe os trabalhos do legislativo nestas investigações.

Este é o quarto pedido de investigação protocolado contra Barbosa Neto na Câmara Municipal, porém, o único que prosperou após o adiamento por duas sessões que foram bastante tumultuadas na Câmara Municipal.

Fonte: londrina.odiario.com