Após renúncia de vereadores, CP da Centronic fica com oposição


Rodrigo Gouvêa (PTC) e José Roque Neto (PR) comunicaram a saída das investigações. Antenor Ribeiro (PSC) e Sandra Graça (PP) assumiram as vagas

Os vereadores Rodrigo Gouvêa (PTC) e José Roque Neto (PR), da base aliada do governo Barbosa Neto (PDT), renunciaram a participação da Comissão Processante (CP) da Centronic, que pode resultar na cassação do mandato do prefeito. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (2), durante sessão da Câmara. A CP apurará a denúncia de que vigilantes contratados pela prefeitura davam expediente na Rádio Brasil Sul, de propriedade de Barbosa.

Rodrigo Gouvêa (PTC), filho da secretária do Idoso, Altina Gouvêa, fez o anúncio ainda pela manhã, depois de prestar depoimento no na sede do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Ele foi ouvido na condição de testemunha no caso nas investigações sobre o pagamento de suborno denunciado pelo vereador Amauri Cardoso (PSDB). A atuação do vereador nas investigações era questionada por outros parlamentares em razão de a mãe de Gouvêa ser a secretária municipal do Idoso.

À tarde, o vereador José Roque Neto (PR) também apresentou renúncia. Por meio da assessoria de imprensa da Câmara, ele afirmou que será o pré-candidato à prefeito pelo partido. Marcelo Belinati (PP) e Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) foram sorteados para as vagas. No entanto, ambos também renunciaram a participação na investigação. Belinati disse que, como pré-candidato a prefeito, não poderia investigar um possível adversário na disputa, o prefeito Barbosa Neto (PDT). Já Sebastião da Silva alegou questões de “foro íntimo”. “Já que o prefeito liberou a bancada para que ficasse à vontade, prefiro não participar para não ficar constrangido”, disse o pedetista por meio da assessoria de imprensa.

No lugar dos dois foram sorteados os vereadores Antenor Ribeiro (PSC) e Sandra Graça (PP). Roberto Kanashiro (PSDB), o único que não renunciou, será o presidente da comissão. Sandra será relatora e Ribeiro foi sorteado para ser membro. Com todas as mudanças, as investigações ficaram nas mãos da oposição.

Pedido de afastamento do prefeito é retirado de pauta

O pedido de afastamento do prefeito Barbosa Neto (PDT) foi retirado da pauta na sessão da Câmara dos Vereadores desta quarta-feira (2).

Foi a vereadora Sandra Graça (PP), nomeada relatora da Comissão Processante (CP) da Centronic instalada na Casa, quem fez o pedido. O autor do requerimento, vereador Joel Garcia (PP), oficializou a retirada. No entanto, ele sinalizou com a possibilidade de utilizar o instrumento em um segundo momento.

A vereadora disse que não se sente intimidada, e não vê necessidade do afastamento. A argumentação foi apresentada durante a discussão do requerimento, apresentada por Garcia. “Temos que concluir a CP para chegar ao segundo passo, senão vamos estar atropelando os processos e, na minha avaliação, distorcendo aquilo que nos compete”, declarou Sandra.

Segundo ela, não basta instaurar a CP, é preciso acreditar que a investigação será feita com a seriedade necessária.

Fonte: Jornal de Londrina