UGT é contra ratificação da Convenção 87


"A UGT é totalmente contra a ratificação da Convenção 87".  A afirmação foi feita pelo presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, durante o Seminário  "Liberdade Sindical e os Novos Rumos do Sindicalismo no Brasil", promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho - TST em Brasília.

O evento reuniu mais de 1800 sindicalistas, advogados, empresários, desembargadores e juízes no auditório do TST entre os dias 25 e 27 e, ao final, revelou que a maior parte dos sindicalistas brasileiros são contra a Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que  sugere o fim da Unicidade Sindical e a  possibilidade da existência de múltiplos sindicatos de uma única categoria profissional na mesma base territorial.

A Convenção 87 foi apresentada pela OIT em 1948 e não foi ratificada pelo Brasil. O presidente da UGT durante sua palestra destacou as conquistas do movimento sindical e sua importância para a democratização do Brasil, lembrando da resistência dos trabalhadores à Ditadura Militar, e sua participação como um dos principais atores no processo de redemocratização do País.

Ricardo Patah também ressaltou a importância da aproximação dos Tribunais com o  movimento sindical, assegurando que muitos juízes de Primeiro Grau, por desconhecem o direito sindical, cometem equívocos em seus julgamentos e isso acaba sendo uma ameaça a estrutura sindical, principalmente quando surgem decisões mandando os sindicatos devolverem as contribuições legais, gerando com isso um estado de insegurança. "Negociamos para a categoria, não só para o sócio", afirmou, assinalando que todos os trabalhadores devem pagar a contribuição sindical.

Ricardo Patah disse que a UGT valoriza muito as ações da OIT, lembrando que a Convenção 189, que assegura aos trabalhadores domésticos os mesmos benefícios a que tem direito os demais trabalhadores, foi uma das maiores conquistas da categoria e que no Brasil beneficiou mais de 7,2 milhões de trabalhadores. "São ações como essas que apoiamos integralmente, mas a UGT é totalmente contra a Convenção 87, pois ela possibilita a divisão e o  enfraquecimento da classe trabalhadora", disse.

O presidente da UGT finalizou sua palestra assegurando que a UGT valoriza a estrutura sindical existente e quer a manutenção da unicidade sindical, no entanto deixou claro que existe muita coisa a ser melhorada. "A  UGT pratica um sindicalismo ético e cidadão e tem consciência que devemos aperfeiçoar nosso movimento sindical", concluiu.

Fonte: UGT