Federação da Saúde promove passeata estadual pela valorização dos profissionais da saúde


Uma grande mobilização promete agitar o Estado de São Paulo no dia 12 de maio. Em busca de valorização para os profissionais da saúde e qualidade no atendimento prestado à população, a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com os sindicatos filiados vai promover a 1ª Passeata Paulista da Saúde. A data escolhida, o dia 12 de maio, é quando se comemora o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. O evento terá início às 10 horas e acontecerá simultaneamente em pelo menos 31 cidades, das quais 19 integram o Sinsaúde Campinas e Região.

Na base territorial do Sinsaúde Campinas e Região promoverão a passeata as cidades de Americana, Amparo, Araraquara, Araras, Atibaia, Bragança Paulista, Dracena,Espírito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista, Marília, Garça, Itapira, Itu,Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Tupã e Campinas. A mobilização também acontece nas bases dos municípios de Santos, Franca, São José dos Campos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Jau, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Rio Claro e Presidente Prudente. 

Nesse dia, os profissionais do setor vão se concentrar em frente às sedes dos Sindicatos de cada Região e, dali, sair em passeata pelas ruas das cidades para sensibilizar a população e os empresários da saúde da necessidade de valorização destes profissionais. Eles reivindicam aumento real de salários,implantação da jornada de 30 horas semanais e do plano de saúde familiar. “Quem cuida da saúde da população merece ter atendimento digno e de qualidade e isto não acontece no Estado de São Paulo, onde poucos estabelecimentos oferecem um plano de saúde decente aos seus funcionários”, destaca o presidente do Sinsaúde e da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira.

A população está convidada a integrar a passeata e os trabalhadores estão sendo motivados a levar seus familiares para a mobilização. “A melhoria do atendimento à população está intimamente ligada a profissionais bem preparados, mas para isso é preciso que tenham salários condizentes com as exigências da profissão, o que não está acontecendo”, alerta Edison, lembrando que, além da falta de incentivos e salários dignos, a falta de número adequado de trabalhadores para o atendimento é outro ponto crítico na saúde brasileira. 

 
Serviço

1ª Passeata Paulista daSaúde

Quando: 12 de maio às 10 horas
Concentração: Sedes do Sinsaúde filiados a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo 
Outras Informações: www.federacaodasaude.org.br

Fonte: UGT