TJ concede liminar e Eloir Valença retorna à Câmara Municipal de Londrina


O Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná concedeu uma liminar na tarde desta quarta-feira (23), reconduzindo ao cargo na Câmara Municipal de Londrina o vereador Eloir Valença (PHS). Valença estava afastado das suas funções desde o último dia 4.


A liminar do habeas corpus, que foi impetrado no dia 22, foi concedida pela juíza Lilian Romero. A decisão deve ser comunicada à Câmara Municipal ainda nesta quarta-feira e, se isso se confirmar, Eloir Valença já reassume a sua cadeira na sessão desta quinta-feira (24). Lourival Germano (PT) deixaria o cargo de suplente.

O advogado de Eloir Valença, André Cunha, recebeu a informação ainda em Curitiba. "Não temos ainda o teor da decisão em mãos. Mas o Eloir deve reassumir nesta quinta. Mostramos nos nossos argumentos que não existia provas do Eloir recebendo dinheiro. Ele estava preso por uma situação que não participou. O Tribunal de Justiça tem uma visão mais técnica e por isso anulou a decisão do juiz", declarou à Rádio Paiquerê.

Até às 18h, a Câmara não havia sido notificada oficialmente da decisão do TJ e por isso Eloir Valença deve voltar ao plenário somente na terça-feira (29). O presidente do Legislativo, Gerson Araújo (PSDB), foi pego de surpresa com a notícia e revelou que a Casa terá que seguir os trâmites normais para a recondução. "Não estava sabendo desta novidade, dos detalhes. Assim que a Câmara receber a informação, nós anunciamos e convocamos o Eloir. O anúncio será feito na sessão de quinta-feira (24). Ele tem prazo de 15 dias para retornar, mas acredito que não usará. Na terça-feira (29) ele poderá voltar ao plenário", afirmou.

Eloir Valença foi detido no dia 1º de maio, acusado de participação no esquema de suborno realizado por membros da administração municipal na Câmara de Londrina. Ele, juntamente com outras cinco pessoas, foi denunciado por formação de quadrilha e corrupção passiva, no caso dele, enquanto que os demais respondem por corrupção ativa.

A denúncia partiu do vereador Amauri Cardoso (PSDB), que comunicou ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que estaria sendo sondado por membros do primeiro escalão municipal a receber suborno para votar contrário à abertura da Comissão Processante (CP) da Centronic. O flagrante da entrega de R$ 20 mil em dinheiro foi gravada com autorização da Justiça.

Foram presos em flagrantes o ex-secretário municipal de Governo e coordenador de campanha do PDT, Marco Cito, o empresário Ludovico Bonato - filmado entregando o dinheiro. Também foram presos posteriormente o ex-diretor de Participações do Sercomtel, Alysson Carvalho, o Pinguim, e o chefe de Gabinete do prefeito Barbosa Neto (PDT), Rogério Ortega, o Rogerinho, além do ex-presidente do Sercomtel e vice-presidente do PDT, Roberto Coutinho Mendes.


Fonte: londrina.odiario.com