Entidades de Londrina se manifestam a favor do Ministério Público


Após a organização do movimento por cidadãos londrinenses contra a corrupção política em Londrina e da manifestação da Arquidiocese de Londrina em favor da verdade e pelo fim da crise política no município, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a Sociedade Rural do Paraná (SRP) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Norte) emitiram uma carta aberta em que pedem a busca pela verdade e o fim da instabilidade política no município.

De acordo com a carta aberta à sociedade londrinense, as três entidades dizem que "não é possível conviver com tanta instabilidade. É essencial que os poderes constituídos deem uma resposta rápida diante dos problemas que o município vem enfrentando", afirmaram. E adiante, dão o apoio ao Ministério Público nas ações que protocolam, mas pedem também melhor estrutura do Judiciário local para agilizar a tramitação dos processos, uma vez que há muitos que estão parados há vários anos.
Além da Acil, SRP e Sinduscon-Norte, quem também se manifestou foi a Maçonaria. De acordo com nota publicada no Blog do José Pedriali, integrantes da entidade irão se encontrar com o Ministério Público nesta segunda-feira (28), dando o seu total apoio ao trabalho desenvolvido.
Outra entidade que se manifestou pela verdade e o fim da corrupção em Londrina, dando total apoio às investigações desencadeadas pelo Ministério Público é a Arquidiocese de Londrina, que também emitiu uma nota oficial.
A seguir, a carta aberta das três entidades à sociedade londrinense.
Em busca da verdade
Londrina não aceita mais ser refém dos escândalos na vida pública. A cidade precisa passar por um choque de transparência e, urgentemente, associar seu nome ao desenvolvimento, ao respeito pelas leis, à cidadania. Não é possível conviver com tanta instabilidade. É essencial que os poderes constituídos deem uma resposta rápida diante dos problemas que o município vem enfrentando.
Ao longo dos anos, o Ministério Público local tem encaminhado diversos processos ao Judiciário. Muitos tramitam há mais de uma década, sem que a verdade venha à tona pelas mãos da Justiça. Nós, como entidades da sociedade civil organizada, entendemos que é de suma importância a melhora na estrutura do Judiciário local, para que as respostas a todos esses processos sejam mais rápidas e precisas.
Acreditamos que Londrina vai encontrar a verdade e vencer esta crise!
Gerson Guariente, presidente do Sinduscon/Norte.
Gustavo Andrade e Lopes, presidente da Sociedade Rural do Paraná.
Nivaldo Benvenho, presidente da ACIL.
Fonte: londrina.odiario.com