A quatro meses das eleições, Londrina tem nove pré-candidatos


O cenário para as eleições municipais deste ano começarão a ser desenhados a partir desta semana. Desde o domingo (3), os partidos estão liberados para a realização das convenções partidárias e a definição dos candidatos. Faltando quatro meses para os eleitores irem às urnas, Londrina tem nove pré-candidatos a prefeito.
Devem disputar o cargo: o atual prefeito, Barbosa Neto (PDT), o ex-prefeito Luiz Eduardo Cheida (PMDB), a ex-ministra de Desenvolvimento Social Márcia Lopes (PT), Alexandre Kireeff (PSD), Marcelo Belinati (PP), Marcão Kareca (PRB), Marcos Colli (PV), Tercílio Turini (PPS) e Valmor Venturini (PSol).
O PSDB ainda não definiu que direção tomar depois que o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, desistiu de ser candidato. Uma ala do partido tem conversado com o PP sobre um possível apoio à candidatura de Marcelo Belinati. No entanto, também são mantidas conversas com Cheida e ainda há a chance de lançar Junker de Assis Grassioto como candidato próprio.
Os partidos de esquerda já estão praticamente consolidados com uma aliança entre PSol, PSTU e PCB.
Uma demonstração de que a disputa deve ser das mais acirradas é que, antes mesmo da realização das convenções, ações relativas ao pleito já movimentam a cidade. A Justiça Eleitoral multou o prefeito Barbosa Neto e o PDT em R$ 12,5 mil cada um por propaganda antecipada. Em maio, o partido realizou dois eventos no centro da cidade que também foram considerados irregulares.
Além da consolidação desse cenário até o dia 30 deste mês, as legendas já estão armando suas estratégias de combate – sobretudo a partir de agora, em que estão se definindo quem serão os oponentes.
Fonte: Jornal de Londrina