Vereador condena "lei da mordaça" em escolas de Londrina


O vereador Amauri Cardoso (PSDB) afirmou no início da sessão da Câmara nesta terça-feira (12) que as escolas municipais enfrentam problemas estruturais, mas que os diretores não podem denunciar as dificuldades com medo de represálias da administração. 
O vereador mostrou imagens de pátios de escolas e muros com mato alto. Em um dos colégios, Cardoso denunciou que uma cobra foi encontrada pelos estudantes e professores. 
"Continuam com a mordaça e não podem falar com a imprensa também. Eu só consegui tirar as fotos porque falei que não ia identificar a escola. Que pena que estamos vivendo esse tempo", revelou. "Infelizmente, os diretores não podem abrir a boca, pois temem represálias", acrescentou. 
Ele ainda cobrou que as escolas dos bairros tenham o mesmo tratamento da administração municipal, do que as ruas e rotatórias da região central. "A escola tem que ser o local mais bonito da cidade, principalmente nos bairros mais carentes porque ali a criança tem que ser motivada a ir e não ficar com medo por causa de uma cobra", ressaltou. 
Além disso, segundo Cardoso, uma diretora denunciou que a Associação de Pais e Mestres (APM) não está recebendo recursos para a compra de materiais básicos para o escola. Assim, o colégio precisa organizar promoções para arrecadar dinheiro para aquisição e manutenção no local. 
O vereador ainda disse que das 17 escolas com ensino integral, apenas quatro têm condições ter o sistema de ensino em Londrina. "As demais funcionam no improviso", acusa.
Fonte: www.bonde.com.br