Ginástica laboral contribui para a qualidade de vida no trabalho


Quando se fala em construir a imagem de um negócio não basta saber somente o que pensam clientes e fornecedores, mas também é importante que os funcionários vejam as empresas com bons olhos. E uma das formas de conseguir isso é pela motivação para o trabalho.

A prática de exercícios físicos, todo mundo sabe, é a melhor maneira de adquirir saúde e evitar diversas doenças. No trabalho essa rotina também traz benefícios e melhora a qualidade de vida e produtividade. Pequenos exercícios diários ajudam a evitar males silenciosos como LER, Tendinite e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Hoje em dia a ginástica laboral é considerada uma das responsáveis pela diminuição do afastamento dos profissionais por acidentes. Os exercícios físicos realizados durante o horário do expediente ajudam a melhorar a saúde dos funcionários e evitam lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais.

As atividades aumentam a circulação sanguínea na estrutura muscular e melhoram a oxigenação dos músculos e tendões; também ajudam na postura, diminuem a tensão muscular desnecessária e o esforço na execução das tarefas diárias, além de reduzir a sensação de fadiga ao final do dia.

O objetivo da ginástica laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que trabalhem a reeducação postural; aliviem o estresse; diminuam o sedentarismo; aumentem o ânimo para o trabalho; promovendo assim, a saúde e uma maior consciência corporal.

Segundo a fisioterapeuta Patrícia S. Carbonaro - especialista em RPG - esse mecanismo que favorece a prevenção vem ganhando destaque nas empresas. "É de extrema importância e necessidade que as indústrias e corporações apoiem e promovam programas de prevenção e promoção à saúde do trabalhador, programas estes que dão suporte e resultados consideráveis à saúde ocupacional."

Atualmente grande parte das empresas já possui conhecimento quanto à necessidade e a obrigatoriedade da prática ergonômica em seus ambientes ocupacionais, entretanto ainda se faz necessário colocá-lo em prática. "É preciso procurar diversas maneiras de conscientizar a equipe de funcionários quanto à importância da utilização correta destes equipamentos bem como as posturas utilizadas e sua maneira de compensação", conclui.

Isso sem contar também com o aspecto psicológico. Como a ginástica favorece a mudança de rotina, ela auxilia na integração entre colegas de trabalho e melhora o relacionamento entre eles. Vale ressaltar ainda que a ginástica laboral pode ser executada em três momentos: antes, durante ou depois do trabalho. Feita antes, ela tem a função de preparar o profissional para enfrentar a jornada; durante tem o objetivo de compensar e, depois, o propósito é o relaxamento.

E não é apenas o funcionário que sai ganhando, as empresas que optam por implantar essa atividade também têm retorno. Estudos mostram que, depois de três meses de ginástica laboral, diminuíram as queixas de doenças relacionadas ao trabalho. Vale a pena experimentar!

Fonte: Sylvia Simocelli/Estação Sebrae On-line Ed. 84