Cerca de 300 funcionários da Embrapa entram em greve


Pelo menos 290 funcionários da Embrapa em Londrina aderiram à greve nacional da categoria na manhã desta segunda-feira (25). Em todo o Brasil, a estimativa do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) é de que 8,5 mil funcionários estejam parados.
De acordo com o presidente da Seção Sindical do Sinpaf em Londrina, Luiz Carlos Benato, a categoria reivindica a garantia dos benefícios previstos em acordo coletivo, como isonomia – que prevê anuênios, licença prêmio e parcelamento de férias -, além de pecúnia para os trabalhadores da região da Amazônia Legal – um adicional de 25% nos salários.

“Muitas das unidades estão longe das sedes e o custo de vida é muito alto. Estamos perdendo empregados em função disso”, explicou. Além do reajuste salarial de acordo com o IPCA, os funcionários pedem aumento real de 5%. “Nos últimos anos, acumulamos perdas salariais de cerca de 20%”, justificou Benato.

Ele informou que a paralisação, por tempo indeterminado, tem o objetivo de forçar a retomada das negociações com o governo. “Eles suprimiram muitas cláusulas do nosso acordo coletivo”, informou.

Segundo Benato, o movimento é pacífico e os serviços essenciais da Embrapa serão mantidos durante a greve para não prejudicar as pesquisas em andamento. Em Londrina, o trabalho é realizado por apenas 30 funcionários. “E não é período integral”, acrescentou.

Na manhã desta segunda, foi realizada uma assembleia em frente à sede da Embrapa na cidade. A partir desta terça (26), representantes do sindicato e funcionários estarão “em vigília” na Associação dos Empregados da Embrapa para aguardar nova proposta do governo.

Fonte: Jornal de Londrina