Após determinação judicial, funcionários das unidades do Cense voltam ao trabalho


Após determinação do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), funcionários das duas unidades de socioeducação em Londrina, o Cense I e o Cense II, retomaram as atividades normalmente nesta quinta-feira (2). Eles estavam em greve desde 28 de julho.
O TJ declarou ilegal a greve dos servidores. O despacho foi publicado na noite de terça (1º) e divulgado pela Agência Estadual de Notícias (AEN) na quarta-feira (2). Na decisão, que acatou a argumentação da Procuradoria Geral do Estado, o presidente do TJ, desembargador Miguel Kfouri Neto, afirmou que "a paralisação dos serviços representa risco concreto para o atendimento dos direitos fundamentais dos adolescentes”.
Desse modo, o desembargador proibiu a realização de operação padrão e de ocupação de prédios, além de autorizar o desconto em folha dos dias parados e de estabelecer multa diária de R$ 50 mil em caso de desobediência das determinações.
O presidente do Sindicato dos Servidores da Socioeducação do Paraná (Sindsec-PR), Mario Monteiro, confirmou o retorno dos servidores, mas lamentou a decisão judicial e informou que a categoria vai recorrer. “Não há sentido de impedir os cidadãos de se manifestar”, afirmou.
Entre as reivindicações da categoria estão a contratação de mais funcionários e a correção dos valores dos salários, defasados desde 2007. Os servidores também pedem que as gratificações sejam incorporadas ao salário.
Em nota, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds) informou que o governo do Estado autorizou reajuste de 15% na Gratificação de Atividade (Gadi) para os servidores que atuam nas unidades de socioeducação em todo o Paraná. O valor é referente à recuperação das perdas salariais dos anos 2007, 2008 e 2009. O reajuste será concedido em três etapas. Os primeiros 5% serão pagos imediatamente, retroativo a 1º de julho; a segunda e terceira partes serão depositadas em 2013, sendo 5% em fevereiro e 5% em julho.
A Seds lembrou ainda que no último dia 17 anunciou a contratação de mais de 411 novos servidores para atuar nas unidades de socioeducação do Estado. “A secretaria ressalta que tem mantido aberto o canal de diálogo com os seus servidores, procurando atender a todas as reivindicações e sugestões que visam a melhoria do trabalho da categoria.”
Fonte: www.jornaldelondrina.com.br