Sindserv está preocupado com déficit no caixa da Prefeitura de Londrina


As notícias dos últimos dias de que o caixa da Prefeitura de Londrina está comprometido, podendo afetar inclusive o pagamento dos salários de setembro dos servidores públicos municipais, está preocupando a direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina, o Sindserv. A entidade está levantando os dados das últimas prestações de contas do município e deve solicitar uma reunião para os próximos dias com o Secretário Municipal de Fazenda, Lindomar dos Santos.

Desde a posse da atual administração, no dia 1º de agosto, foi determinada pelo prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC), um levantamento da atual situação das contas das secretarias municipais. E diante do quadro preliminar apontado, foi determinada uma redução significativa de contas no município. No sábado (18), o secretário municipal de Gestão Pública, Denilson Novaes, demonstrou preocupação do município com a recuperação financeira, podendo afetar inclusive o pagamento dos salários de setembro dos servidores municipais.
A Prefeitura de Londrina possui cerca de 7.600 funcinários contratados e 2.400 aposentados, gerando uma folha de pagamento aproximada de R$ 20 milhões mensais.
O presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja, se mostra preocupado com este quadro apresentado pela atual administração, uma vez que até a prestação de contas realizada no final de junho não havia indicativos de que o município iria enfrentar a falta de recursos ou que justificasse um eventual atraso no pagamento dos servidores. "Acompanhamos estas declarações com perplexidade. Na prestação de contas do município do último bimestre, realizado em jun ho, as constas apresentavam uma normalidade. Não entendemos como um município como Londrina, em menos de dois meses, chega a uma situação de calamidade como está sendo colocado", enfatizou em entrevista à Rádio Paiquerê AM.
Para o sindicalista, não é admissível debitar todo o ônus do município em cima da folha de pagamento dos servidores, uma vez que houve um estudo exaustivo em 2011 e neste ano, tanto por órgãos do município, quanto pela Câmara Municipal e técnicos do Sindserv na tramitação de projetos de lei que recompunham as perdas salariais dos servidores e o seu impacto junto à folha de pagamento. "Este ano tivemos um projeto de lei abrindo dotação orçamentária de quase R$ 90 milhões para este ano, ou seja, sobrou de 2011 para este ano. Agora, de repente se lança este balanço dizendo que não há recursos e que a folha de pagamento está em risco", comentou.
Urbaneja lembra que a Lei de Responsabilidade Fiscal tem punições para os casos de gestores que deveriam ter alertado as dificuldades do município e que não o fizeram. E não entende como é que com a troca de administração municipal começam a aparecer escândalos que antes estavam sendo escondidos. O prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC) assumiu a administração no dia 1º de agosto após a cassação de Barbosa Neto (PDT) no dia 30 de julho pela Câmara Municipal de Londrina.
Diante deste quadro, Urbaneja salientou que estão sendo solicitados à adminsitração dados complementares sobre as finanças do município para técnicos do sindicato possam fazer a análise. "Queremos nos próximos dias abrir um canal de negociação com os secretários. Acreditamos que este tipo de declaração causa instabilidade no servidor municipal. Estamos falando da maior empresa de Londrina. Nós não podemos entender que a situação econômica seja tão ruim que o salário seja prejudicado. Queremos olhar as contas da prefeitura, que elas sejam disponibilizadas aos técnicos do Sindserv para que elas sejam passadas a limpo e os responsáveis por este balanço, se agiram de má fé ou por omissão, que sejam responsabilizados", enfatizou.
Fonte: londrina.odiario.com