TCE-PR veta aumento de salário a professores universitários estaduais


O presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Fernando Guimarães, afirmou, nesta terça-feira (21), que irá vetar o aumento de salário aos professores universitários estaduais. O texto que concede 31,73% a mais nos vencimentos dos docentes foi aprovado, em primeira discussão e segunda discussões, também nesta terça, pela Assembleia Legislativa (Alep), com 43 votos a favor.

Em entrevista à RPC TV, Guimarães disse que o aumento vai contra as recomendações feitas pelo Tribunal, quando houve a aprovação de contas. Na ocasião, o relatório aprovado pelo Pleno sugeriu que o Poder Executivo reduzisse os gastos com pessoal. O presidente também pontuou que só irá aceitar o aumento se, até outubro, o Poder Executivo conseguir demonstrar que cumpriu as determinações.
Em nota, o governo afirmou que está negociando com o TCE uma flexibilzação da folha de pagamento dos servidores de maneira geral. Com essa negociação, o governo espera reduzir o percentual da receita comprometido com o pagamento dos funcionários públicos. Além disso, o Executivo conta com o aumento das receitas para garantir o reajuste aos docentes.
Greve de professores
Para forçar a aprovação do anteprojeto de lei, sindicatos que representam os docentes anunciaram indicativo de greve, considerando a possibilidade da aprovação da proposta.
Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), as atividades foram suspensas na sexta-feira (17). O sistema de ensino superior público do Paraná é formado por sete universidades, com mais de 120 mil acadêmicos nos cursos presenciais e à distância. De acordo com o governo, atualmente, R$ 1,3 bilhão do orçamento é destinado a essas instituições.
Fonte: g1.globo.com/paraná