Agentes de Endemias pedem que população compreenda o trabalho


A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Endemias, informou que mais de 10 comunicados de acidentes de trabalho (CAT) foram emitidos desde maio deste ano. As ocorrências são, na grande maioria, devido a mordidas de cachorros. Os 232 agentes municipais de endemias pedem que a população acompanhe as vistorias domiciliares e que compreenda a importância do serviço prestado.

Os agentes trabalham, diariamente, em todas as regiões da cidade. São 26 equipes que vistoriam os domicílios das 8h às 14h, sendo que cada agente fiscaliza, em média, 25 residências. De acordo com coordenador de Endemias, Elson Belisário, o tempo médio das vistorias é de 10 minutos.

“Pedimos que os moradores compreendam nosso trabalho e que nos atendam com mais respeito, porque a visita leva, no máximo, 10 minutos. A população precisa entender que temos que vistoriar os reservatórios de geladeiras, ralos de banheiros, canaletas de box de banheiros e vasos de flores. Isso não é incomodo. É prevenção à dengue”, disse Belisário.

O morador que não receber o agente municipal de endemias ou dificultar seu trabalho poderá sofrer penalidades legais. Segundo o gerente da Vigilância Sanitária, Moacir Gimenez Teodoro, as penalidades serão utilizadas para aqueles que desrespeitarem os funcionários públicos como prevê o Código de Saúde do Estado do Paraná, disposto na Lei n° 13.331, de 23 de novembro de 2001, e no Decreto Estadual do Paraná n° 5.711.

“Aquele que prejudicar o trabalho do agente incorre no risco de ser penalizado. Primeiramente, a Vigilância Sanitária emite o Termo de Intimação, onde estipula o prazo para que o morador atenda o profissional. Caso o agente não seja atendido, será emitido um auto de infração e o residente responde a um processo administrativo. A multa varia de R$ 170 a R$ 17 mil”, explicou Teodoro. 

Fonte: Prefeitura de Londrina