Procura por concursos públicos aumenta nos últmos anos


A procura por concursos públicos aumentou consideravelmente nos últimos anos, pelo menos se for levado em conta o movimento nos cursos preparatórios. Em 2012, o Brasil criou em torno de 38 mil vagas por meio de concurso público, levando pelo menos 12 milhões de pessoas a se inscreverem em algum cargo. Mas quem opta por entrar no funcionalismo público precisa escolher bem a função que irá exercer e não pensar apenas no salário, estabilidade e aposentadoria integral, opinam especialistas. 

Para o Procurador do Estado do Paraná, Clesius Alexandre Duran, a carreira pública pode ser encarada como um sacerdócio e é preciso muita abnegação para cumprir com as tarefas. Portanto, ele acredita que os futuros postulantes a um cargo precisam estar preparados para o trabalho e observarem se realmente estão no caminho certo. 

''O concurso público pode ser visto como a chance de todos os cidadão ingressarem na carreira e ao mesmo tempo como uma forma de selecionar os melhores'', diz. Segundo ele, o candidato tem que ter em mente que trabalhará para o bem público e não apenas pensar nos vencimentos ou benefícios, porque se for apenas isso, haverá uma frustração muito grande'', completa. 

Fonte: www.folhaweb.com.br