PT decide não declarar apoio no segundo turno


O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, em reunião realizada na noite de quinta-feira (11), não declarar apoio às candidaturas de Marcelo Belinati (PP) e Alexandre Kireeff (PSD) à Prefeitura de Londrina no segundo turno das eleições. Em entrevista por telefone ao JL nesta sexta (12), o presidente do diretório municipal do partido, Onaur Ruano, disse que o PT é contrário ao retorno do “belinatismo” e também ao voto branco ou nulo. A indicação aos filiados, portanto, é pelo voto a Kireeff.
“Entendemos ser a opção que causa menos prejuízos para a cidade”, justificou.
Ruano disse que o propósito da reunião, que teve a participação da candidata Márcia Lopes – terceira colocada no primeiro turno -, do deputado federal André Vargas, da vereadora reeleita Lenir de Assis e candidatos a vereadores pelo partido, foi de avaliar o resultado do primeiro turno das eleições e analisar a conjuntura política-eleitoral do segundo turno.
“A primeira conclusão é de que nenhuma das candidaturas atende ou representa o que entendemos ser o melhor projeto para Londrina. Na nossa avaliação, apresentamos a melhor candidatura, uma proposta de programa de governo construída de forma participativa com a população”, avaliou. Apesar disso, o presidente do diretório disse que o PT respeita o resultado nas urnas, no entanto, o posicionamento oficial é por não apoiar nenhum dos candidatos ao segundo turno.
“Somos contrários ao retorno do ‘belinatismo’ que tanto mal já fez para a nossa cidade”, ressaltou. Ruano destacou que o partido também é contrário aos votos branco e nulo, porque essas opções ausentam o cidadão do processo eleitoral e podem favorecer uma das candidaturas. “O partido desautoriza todos os filiados a se engajarem em qualquer uma das campanhas. Para que não prevaleça o ‘belinatismo’, estamos indicando aos nossos filiados o que entendemos ser a opção que causa menos prejuízos, que é o Kireeff”, informou.
Fonte: www.jornaldelondrina.com.br