Candidatos de Londrina adotam tom ameno na volta da propaganda eleitoral


Marcelo Belinati (PP) e Alexandre Kireeff (PSD), os dois candidatos que disputam o segundo turno em Londrina, cumpriram o prometido e utilizaram um tom ameno na volta do horário eleitoral gratuito na televisão nesta terça-feira (15). Nas entrelinhas, porém, começaram a traçar linhas de diferenciação e até mesmo alfinetadas de lado a lado.

“A cidade é feita de gente e não de números”, afirmou Marcelo Belinati, que a exemplo do primeiro turno abriu o horário eleitoral. “Vou aplicar técnicas modernas de gestão, mas a união e a sensibilidade humana vão orientar todas as decisões”, insistiu. A referência indireta é ao perfil técnico cultivado por Kireeff. O candidato também disse que “respeita a importância do seu semelhante não pelo dinheiro”, tentando colar o rótulo de “elitista” no rival, que tem o maior patrimônio entre os candidatos a prefeito nesta eleição.

O candidato do PSD respondeu à insinuação de que não se preocupa com as pessoas. “Eu falo muito de administração, gestão técnica e as pessoas imaginam que a gente só tem olhar para isso. Mas é que na verdade esse é o caminho, é o meio para que se possa oferecer à cidade aquilo que ela realmente precisa, um ambiente bom para se viver”, declarou Kireeff num ponto do seu programa.

A alfinetada veio na fala de uma eleitora: “ele não fica contando conversa fiada. É um homem que é muito honesto”. No jingle, que não foi mostrado na íntegra no primeiro turno – por falta de tempo – mais uma alfinetada: “quem quer honestidade, um prefeito de verdade”. A referência indireta é ao grupo do ex-prefeito Antonio Belinati (PP), principal cabo eleitoral e tio de Marcelo. Belinati teve o mandato cassado pela Câmara em 2000, em meio ao escândalo Ama/Comurb e é réu em mais de 90 processos.

Aceno

Apesar de não ter recebido o apoio de nenhum dos quatro candidatos derrotados no primeiro turno, os dois candidatos não deixaram de acenar para os eleitores deles. Tanto Kireeff quanto Marcelo Belinati citaram nominalmente e elogiaram os outros. Na semana passada, Kireeff disse que não aceitaria apoios no segundo turno, o que contribuiu para que os partidos e coligações desses candidatos não fizessem declarações de apoio.

Roteiro

Os dois candidatos adotaram estratégias diferentes para a volta do horário eleitoral. Marcelo Belinati voltou a falar sobre a sua biografia, a exemplo do que fez no primeiro turno – ele prometeu propostas só para o programa de quarta-feira. Enquanto isso, Kireeff usou uma conversa com um mecânico para dizer comparar a manutenção da cidade com a manutenção de um veículo. Segundo o candidato, a manutenção preventiva reduz custos para o município.

Fonte: Jornal de Londrina